ESTRUTURAÇÃO E MODELAGEM DA PLATAFORMA DIGITAL DE DADOS DO OBSERVATÓRIO SOCIOESPACIAL DA BAIXADA SANTISTA DA UNISANTOS – OBSERVA BS

Autores

  • JULIA CASTANHA LOSIJA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
  • MÔNICA ANTONIA VIANA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2021.e1118

Resumo

O presente artigo baseia-se em um projeto de pesquisa do grupo Observa BS da UniSantos, que vem sendo elaborado em etapas desde 2017, em especial sobre a etapa atual (3ª etapa). A pesquisa é fruto de trabalhos de iniciação científica de alunos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, com apoio da Ciência da Computação, que já foram apresentados nas Jornadas de Iniciação Científica e Tecnológica da UniSantos e nos congressos COBRIC e CONIC em 2018, 2019 e 2020. O Observatório Socioespacial da Baixada Santista da Universidade Católica de Santos – Observa BS é um grupo de pesquisa que tem como finalidade estudar as dinâmicas urbanas, com enfoque na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios. As produções realizadas pelo grupo de pesquisa contribuem para o meio acadêmico e social, fazendo com que seja necessária a organização desse material em um repositório digital, ou seja, um banco de dados. Nesse sentido, este artigo aborda a pesquisa que tem como objetivo duas frentes: 1- Divulgação do grupo Observa BS e suas produções e 2- Democratização dos dados e informações, a fim de serem disponibilizados aos usuários por meio da Plataforma Digital do Observa BS. A metodologia adotada pauta-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema, levantamentos, debates para subsidiar a reformulação do layout da plataforma com base nas etapas anteriores, a sistematização e organização dos dados. Espera-se que essa plataforma digital possa contribuir para a democratização de dados e informações, construção de indicadores e análises críticas das dinâmicas socioespaciais na RMBS.

Biografia do Autor

JULIA CASTANHA LOSIJA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnIversidade Católica de Santos. Aluna bolsista de Iniciação Científica (PROIN), vinculada ao grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista - Observa BS (2019/2020).

MÔNICA ANTONIA VIANA, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP, mestre pela FAUUSP e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU PUC Campinas. Professora, pesquisadora e consultora na área de Planejamento Urbano e Regional, lecionando no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Santos e líder do grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista – Observa BS.

Downloads

Publicado

2021-05-04 — Atualizado em 2023-05-15

Versões