ESTRUTURAÇÃO E MODELAGEM DA PLATAFORMA DIGITAL DE DADOS DO OBSERVATÓRIO SOCIOESPACIAL DA BAIXADA SANTISTA DA UNISANTOS – OBSERVA BS
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2021.e1118Resumo
O presente artigo baseia-se em um projeto de pesquisa do grupo Observa BS da UniSantos, que vem sendo elaborado em etapas desde 2017, em especial sobre a etapa atual (3ª etapa). A pesquisa é fruto de trabalhos de iniciação científica de alunos de graduação de Arquitetura e Urbanismo, com apoio da Ciência da Computação, que já foram apresentados nas Jornadas de Iniciação Científica e Tecnológica da UniSantos e nos congressos COBRIC e CONIC em 2018, 2019 e 2020. O Observatório Socioespacial da Baixada Santista da Universidade Católica de Santos – Observa BS é um grupo de pesquisa que tem como finalidade estudar as dinâmicas urbanas, com enfoque na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios. As produções realizadas pelo grupo de pesquisa contribuem para o meio acadêmico e social, fazendo com que seja necessária a organização desse material em um repositório digital, ou seja, um banco de dados. Nesse sentido, este artigo aborda a pesquisa que tem como objetivo duas frentes: 1- Divulgação do grupo Observa BS e suas produções e 2- Democratização dos dados e informações, a fim de serem disponibilizados aos usuários por meio da Plataforma Digital do Observa BS. A metodologia adotada pauta-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema, levantamentos, debates para subsidiar a reformulação do layout da plataforma com base nas etapas anteriores, a sistematização e organização dos dados. Espera-se que essa plataforma digital possa contribuir para a democratização de dados e informações, construção de indicadores e análises críticas das dinâmicas socioespaciais na RMBS.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-05-15 (2)
- 2021-05-04 (1)
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.