O FEMINISMO E AS DAMAS DO CRIME: ANÁLISE COMPARATIVA DAS DETETIVES MISS MARPLE, ENOLA HOLMES E VERÔNICA TORRES
Resumo
A literatura é o registro escrito da evolução das sociedades e, com isso, é de
extrema relevância para as conquistas femininas. Sendo assim, percebe-se
uma ascensão constante de personagens femininas ocupando papéis antes
reservados somente aos personagens masculinos, como o caso dos detetives. Porém, a mulher como detetive é pouco discutida no âmbito acadêmico. Com isso, o foco principal do artigo é analisar as semelhanças e diferenças entre as detetives nos respectivos romances policiais: Miss Marple
em Sleeping Murder, de Agatha Christie (1976); Enola Holmes em The Case
of the Missing Marquess, de Nancy Springer (2006) e Verônica Torres em
Bom dia, Verônica, de Andrea Killmore (2016). Para isso, foram levados em
consideração os estudos de Boileau e Narcejac (1991) acerca da tipologia
e gênero textual; os diferentes contextos históricos; e a influência do Feminismo, com ênfase no conceito de sororidade de Simone de Beauvoir
(1967) com o intuito de demonstrar como o machismo e o patriarcado
ainda prevalecem.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.