Backlash, a reação social em razão das decisões das Cortes e seus reflexos no cenário político brasileiro do século XXI
Resumo
O presente trabalho possui como finalidade discorrer sobre o fenômeno social backlash e analisar as suas consequências no âmbito do cenário político brasileiro do século XXI. Para tanto, o tema é analisado através dos seguintes pontos, quais sejam: i. O contexto histórico do backlash no mundo, e análise de suas espécies; ii. A recente identificação do backlash no Brasil e sua menção em um julgamento conjunto do Supremo Tribunal Federal; iii. E, a análise e descrição dos reflexos já visíveis do backlash no cenário político brasileiro dos últimos anos. O trabalho adotou como metodologia científica a pesquisa bibliográfica com método qualitativo, fazendo-se uso de artigos científicos e livros para seu desenvolvimento. Por fim, tornou-se possível observar através dos estudos realizados que o Brasil vem se tornando cada vez mais propício aos efeitos backlashes, principalmente, após os resultados das últimas legislaturas, fato este que não pode ser ignorado.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-05-15 (2)
- 2023-04-27 (1)
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.