ELEIÇÃO POR VOTO RANQUEADO: FUNDAMENTOS, CONSTITUCIONALIDADE E DESEMPENHO SEGUNDO PADRÕES INSTITUCIONAIS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1403Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar uma alternativa aos modelos tradicionais de votação, nomeada de voto ranqueado ou alternativo, a
fim de responder ao seguinte problema: a proposta de eleição de candidatos por voto alternativo é compatível com o bloco de constitucionalidade
brasileiro? Em caso positivo, quais os impactos institucionais da sua eventual adoção? A hipótese é de que o referido método de votação pode ser
recepcionado pelo ordenamento pátrio, mas seu desempenho depende
de questões procedimentais específicos do contexto brasileiro. Para tanto,
será adotada uma metodologia dedutiva, desse modo, a partir da comparação entre as premissas almeja-se extrair-se um veredicto a respeito da
potencial recepção dessa forma de votação. Por conseguinte, após uma
contextualização sobre os déficits dos sistemas tradicionais de votação que
motivam a consideração de alternativas, serão abordadas, como premissa,
as principais características do sistema de voto alternativo. Por sua vez,
serão elencados os parâmetros constitucionais do voto no ordenamento
brasileiro. A partir dessas premissas, finalmente, extrair-se-ão conclusões
a respeito da constitucionalidade da proposta, conclusões essas que serão
avaliadas de acordo com os déficits dos métodos tradicionais de votação.
Publicado
Versões
- 2023-05-15 (2)
- 2023-04-27 (1)
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.