O AVANÇO TECNOLÓGICO E O RETROCESSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ONLINE

Autores

  • Graziela Pigatto Bohn Unisantos
  • Roseane da Silva Cruz UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2023.e1424

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem e métodos de ensino adotados pelo aplicativo Duolingo, plataforma digital para aprendizagem de LE. Para esse fim, realizou-se um levantamento histórico de métodos e abordagens mais relevantes para o ensino de línguas, confrontando suas características às lições propostas pelo aplicativo. Com respaldo teórico das teorias de desenvolvimento e aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky (1984) e Wallon (1997), behaviorista de Skinner (1957; 1974) e cognitivista de Ausubel (1980), somados à definição e principais características dos métodos e abordagem de ensino de LE, podemos dizer que na plataforma do Duolingo são evidentes a adoção do Método da Tradução e Gramática e o Método Audiolingual.

Biografia do Autor

Graziela Pigatto Bohn, Unisantos

Doutora e docente do curso de Letras da Universidade Católica de Santos.

Roseane da Silva Cruz, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos.

Downloads

Publicado

2023-09-01