O AVANÇO TECNOLÓGICO E O RETROCESSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1424Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a abordagem e métodos de ensino adotados pelo aplicativo Duolingo, plataforma digital para aprendizagem de LE. Para esse fim, realizou-se um levantamento histórico de métodos e abordagens mais relevantes para o ensino de línguas, confrontando suas características às lições propostas pelo aplicativo. Com respaldo teórico das teorias de desenvolvimento e aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky (1984) e Wallon (1997), behaviorista de Skinner (1957; 1974) e cognitivista de Ausubel (1980), somados à definição e principais características dos métodos e abordagem de ensino de LE, podemos dizer que na plataforma do Duolingo são evidentes a adoção do Método da Tradução e Gramática e o Método Audiolingual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.