TRANSFORMAÇÃO DA ORDEM POLÍTICA GLOBAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1510

Resumo

O artigo analisa os questionamentos em torno da ordem política global, construída em bases solidaristas-maximalistas, a partir da crise da globalização. Esta ordem, que foi novo paradigma nas relações internacionais, baseou-se em aspectos fundamentais – cooperação, multilateralismo, governança, participação ampliada, com o surgimento da sociedade civil global – que passaram a ser desafiados por outras concepções, marcadas pela crítica à globalização, pelo protecionismo econômico e pelo nacionalismo. Baseado em pesquisa na literatura a respeito do tema, são discutidas as perspectivas de mudança da ordem internacional a partir das bases e características do atual modelo, apontando seus limites e possibilidades no século XXI, concluindo que não há alternativa clara e objetiva ao modelo construído em bases solidaristas-maximalistas. 

Biografia do Autor

Alcindo Gonçalves, UNISANTOS

Doutor em Ciência Política pela FFLCHUSP. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7252-874X.

Angela Limongi Alvarenga Alves, UNISANTOS

Livre-Docente, Doutora e Pós-Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1765-4225

Downloads

Publicado

2024-04-12