CLIMA ORGANIZACIONAL E SOFRIMENTO PSÍQUICO: ESTUDO DE CASO COM TRABALHADORES SUPERMERCADISTAS NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2025.e1633

Resumo

A pandemia do Coronavírus gerou consequências negativas em escala mundial e em todos os âmbitos. Para além das condições patológicas específicas causadas pelo vírus, deve-se considerar as condições de saúde psíquica da população, em decorrência desse período. Assim, esta pesquisa com auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetivou analisar a relação entre o Clima Organizacional e o Sofrimento Psíquico experimentado por trabalhadores atuantes em uma rede de supermercados no período de pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e estudo de caso. Foi realizada em uma rede de supermercados no sul de Minas Gerais, que possui aproximadamente 700 profissionais contratados, 6 lojas situadas em quatro cidades. Como resultados, conclui-se que o motivo dos sujeitos terem apresentado mais atestados relacionados a questões psicológicas, deve-se ao contexto pandêmico, pois o cenário de incertezas acarretou sofrimento psíquico. Verificou-se um número de 76 (setenta e seis) atestados entre o período analisado (janeiro de 2019, até setembro de 2021), sendo 40 do sexo feminino, e 36 do sexo masculino. Por fim, observou-se que o transtorno mais comum no sexo feminino foi a depressão; já no sexo masculino, predominaram-se atestados por motivo de acompanhamento psicológico.

Palavras-chave: Saúde Psíquica do Trabalhador; Clima Organizacional; Coronavírus; Pandemia e Trabalho.

Biografia do Autor

Carlos de Sousa Filho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Psicologia Social na Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CAPES. Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela UNIFEG. Graduado e Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Psicólogo clínico.

Andreia Soares, Faculdade de São Lourenço

Especialista em Gestão Estratégica do Capital Humano pelo Grupo Educacional UNIS. Graduada no curso de Psicologia e no curso de Administração pela Faculdade de São Lourenço (UNISEPE). Psicóloga clínica.

Cristiano de Jesus Andrade, Universidade Ibirapuera (UNIB)

Doutor e Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP. Especialista em Psicoterapia Breve pela UNIP. Graduado em Psicologia pela UNIFAE. Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIB. Professor no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Poços de Caldas. Referência Técnica do CAPS-Ad do município de Poços de Caldas.

Downloads

Publicado

2025-11-30