PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2025.e1764Resumo
A construção de um sistema educacional democrático e igualitário exige o reconhecimento da diversidade como princípio estruturante das práticas pedagógicas. A inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular é compreendida não apenas como uma diretriz normativa, mas como um imperativo ético e político da educação contemporânea, reafirmado por políticas públicas como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015). Este artigo tem como objetivo analisar as concepções e experiências de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas pedagógicas inclusivas, com foco nas estratégias adotadas, nos desafios enfrentados e na efetividade das ações implementadas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores atuantes em escolas públicas. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo, à luz dos pressupostos teóricos da educação inclusiva. Os resultados evidenciam avanços nas percepções docentes quanto à importância da inclusão, mas também revelam a persistência de barreiras estruturais, formativas e atitudinais que comprometem a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva. Ao valorizar as vozes dos professores, o estudo contribui para o debate sobre a formação docente, o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas como condição para uma educação de qualidade socialmente referenciada.
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