PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2025.e1764

Resumo

A construção de um sistema educacional democrático e igualitário exige o reconhecimento da diversidade como princípio estruturante das práticas pedagógicas. A inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular é compreendida não apenas como uma diretriz normativa, mas como um imperativo ético e político da educação contemporânea, reafirmado por políticas públicas como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015). Este artigo tem como objetivo analisar as concepções e experiências de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas pedagógicas inclusivas, com foco nas estratégias adotadas, nos desafios enfrentados e na efetividade das ações implementadas no cotidiano escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores atuantes em escolas públicas. A análise dos dados foi conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo, à luz dos pressupostos teóricos da educação inclusiva. Os resultados evidenciam avanços nas percepções docentes quanto à importância da inclusão, mas também revelam a persistência de barreiras estruturais, formativas e atitudinais que comprometem a consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva. Ao valorizar as vozes dos professores, o estudo contribui para o debate sobre a formação docente, o fortalecimento das políticas públicas e o aprimoramento das práticas pedagógicas inclusivas como condição para uma educação de qualidade socialmente referenciada.

Biografia do Autor

Roseneide Maria Batista Cirino, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Pon
ta Grossa, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem.
Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do
Paraná, Especialização em Psicopedagogia, Orientação e
Supervisão Escolar e Educação Especial Inclusiva. Possui
estudos adicionais em Deficiência Visual. É graduada em
Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade
Estadual de Ponta Grossa e Pedagogia pela FAPI. É pro
fessora do colegiado de Pedagogia foi membro do NDE
(2019-2024). Compõe o Banco de Avaliadores da Educa
ção Superior INEP/ BASIs. Coordena o NESPI - Núcleo de
Educação Especial Inclusiva. É líder do Grupo de Pesquisa
em Ensino e Práticas Inclusivas GPEPI. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Educação Especial in
clusiva. Atuou como professora de Educação Infantil, En
sino Fundamental anos iniciais, educação especial, EJA e
no curso de Formação docente nível médio. Atuou como
pedagoga escolar em processos de Gestão, Coordenou a
Educação Especial e Ensino Fundamental anos iniciais de
2001 a 2008 no município de Fazenda Rio Grande.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4251118936692913

Larissa de Lima Araujo, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná

Danielle Marafon, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranaguá

Doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Cató
lica do Paraná, Mestrado em Educação: História e políticas
da Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Pa
raná. Especialização em Pedagogia Escolar( Administra
ção, Supervisão e Orientação Escolar). Graduação em Pe
dagogia. Professora associada da Universidade Estadual
do Paraná - Campus de Paranaguá. Professora permanen
te no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacio
nal para Ensino das Ciências Ambientais UFPR - setor Lito
ral. Coordenadora da especialização em Educação Infantil:
Gestão, Saberes e Práticas Educacionais. Pesquisadora na
área de Alfabetização e Letramento, Formação de Profes
sores e Educação Infantil.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3670209262095739

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Publicado

2025-08-28