Notas sobre o clientelismo político no Brasil

Autores

  • Alcindo Gonçalves Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Gradução Stricto Sensu em Direito

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2011.e445

Palavras-chave:

clientelismo político, clientelismo partidário, clientelismo de massas, política de clientela x política ideológica, clientelismo no Brasil.

Resumo

O texto aborda o clientelismo político no Brasil, partindo da antiga ideiade oposição entre política ideológica e política de clientela, expresso emensaio de Hélio Jaguaribe, publicado em 1950. Busca estabelecer o conceitode clientelismo na Ciência Política e apresenta e descreve as formasde clientelismo: pessoal, político-partidário e de massas, abordando ofenômeno das máquinas políticas, organizações essenciais para a práticaclientelista moderna. A evolução do clientelismo no Brasil, bem comoas explicações para suas origens e causas, são detalhadas, bem como apermanência das práticas clientelistas na política nacional, vistas comoinstrumentos de ação política. A conclusão tenta mostrar caminhos, alternativase possibilidades para sua superação.

Biografia do Autor

Alcindo Gonçalves, Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Gradução Stricto Sensu em Direito

Doutor emCiência Políticapela FFLCHUSPe Professor eCoordenador doPrograma de Pós-Graduação StrictoSensu em Direitoda UniversidadeCatólica de Santos –UniSantos.

Downloads

Publicado

2023-06-08