Notas sobre o clientelismo político no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2011.e445Palavras-chave:
clientelismo político, clientelismo partidário, clientelismo de massas, política de clientela x política ideológica, clientelismo no Brasil.Resumo
O texto aborda o clientelismo político no Brasil, partindo da antiga ideiade oposição entre política ideológica e política de clientela, expresso emensaio de Hélio Jaguaribe, publicado em 1950. Busca estabelecer o conceitode clientelismo na Ciência Política e apresenta e descreve as formasde clientelismo: pessoal, político-partidário e de massas, abordando ofenômeno das máquinas políticas, organizações essenciais para a práticaclientelista moderna. A evolução do clientelismo no Brasil, bem comoas explicações para suas origens e causas, são detalhadas, bem como apermanência das práticas clientelistas na política nacional, vistas comoinstrumentos de ação política. A conclusão tenta mostrar caminhos, alternativase possibilidades para sua superação.Downloads
Publicado
2023-06-08
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.