Violência, criminalidade e homicídio:o desrespeito entre parceiros sociais

Autores

  • Luciana Souza Borges UFES
  • Heloisa Moulin de Alencar USP

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e484

Palavras-chave:

Violência. Criminalidade. Homicídio. Moralidade.

Resumo

Estudos revelam ser crescente a frequência com que homicídios vêm sendocometidos em nosso país e em outros da América Latina e do mundo.No Brasil, o homicídio é um crime perante o qual a punição mais severa éconcedida àqueles que o cometem, denotando a elevada importância quelhe é atribuído em nosso ordenamento legal, pois está entre os comportamentosagressivos mais violentos manifestados pelo ser humano. Trata-sede um crime contra a vida, considerado o mais grave sob a ótica social,moral e jurídica. Objetivamos, então, abordar teoricamente o tema dohomicídio doloso e, para tanto, apresentamos considerações sobre a violênciae a criminalidade com a finalidade de refletir acerca do crime emquestão, tendo em vista esse panorama mais amplo no qual se insere. Apresentamos,por fim, uma perspectiva que visa a uma maior compreensãodo fenômeno estudado, circunscrevendo a análise da literatura tanto aostrabalhos sobre violência quanto ao campo da Psicologia da Moralidade.Nesse sentido, ressaltamos que a natureza multifacetada da violência - e dohomicídio, por consequência - tem demandado novos modelos explicativos.Por essa razão, discutiremos por que a paz e o direito à vida poderãovir da justiça social e do respeito mútuo. Dessa forma, com as relaçõessociais sendo pautadas cada vez mais pela reciprocidade, é que a sociedadecontemporânea deixaria de ter a violência como uma forma endêmica deprodução social, caracterizando, assim, valores morais relevantes, como oda vida, no tom da ética que teremos em nosso convívio social.

Biografia do Autor

Luciana Souza Borges, UFES

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Públicada UniversidadeVila Velha (PPGSPo, UVV – ES).

Heloisa Moulin de Alencar, USP

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP, UFES).

Downloads

Publicado

2023-06-08