LEX DIVINA – UMA LEITURA NORMATIVA DAS SAGRADAS ESCRITURAS NA SUMA TEOLÓGICA I A. II AE. Q. 98 A 108. UMA CONTRIBUIÇÃO À TEOLOGIA DO DIREITO.

Autores

  • Adriano Brozele Potifícia Lateranense de Roma

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2014.e487

Palavras-chave:

Tomás de Aquino. Lei Divina. Direito. Teologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a leitura normativa das SagradasEscrituras, realizada por Santo Tomás de Aquino na Suma Teológica I a IIae Q. 98 a 108. Presente no tratado do Doutor Angélico, a concepção dalei divina está dividida em lei antiga e lei nova. Apresenta-se uma leiturados Evangelhos correlacionada a uma concepção metafísica do direito.Essa forma de compreensão se correlaciona diretamente com o direitonatural, pois fundamenta-se em uma normativa legal com parâmetrostranscendentes, assegurando uma satisfação sobrenatural a sua observância.Em geral, esse enfoque das Sagradas Escrituras pensado por S. Tomásde Aquino colabora para a afirmação da dignidade do homem no planoda obra revelada como ser criado e chamado à redenção.

Biografia do Autor

Adriano Brozele, Potifícia Lateranense de Roma

Doutor em Direito Canônico pela Potifícia Lateranense de Roma. Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano de Campinas,SP.

Downloads

Publicado

2023-06-08