O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS E DIÁLOGOS COM AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA BÁSICA

Autores

  • Clézio dos Santos UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2015.e643

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, interdisciplinaridade, escola pública.

Resumo

A pesquisa teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas
(FAPERJ), cujo foco enfatiza as diferentes práticas pedagógicas dos professores
de Geografia, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem
da Geografia na escola pública na Baixada Fluminense. Vivemos hoje
numa sociedade globalizada e bombardeada por inúmeras informações
que nos chegam a todo instante pelas várias mídias existentes. Esse dinamismo
exige da escola e do professor novas concepções a respeito das diferentes
práticas pedagógicas praticadas em sala e dentre elas ressaltamos a
relevância das práticas interdisciplinares. O objetivo da pesquisa é analisar
e contextualizar os desafios do ensino de geografia na escola básica diante
da necessidade cada vez maior das práticas interdisciplinares. A pesquisa é
de cunho qualitativo, recorrendo à literatura especializada especialmente
em textos de ensino de geografia e de práticas interdisciplinares na escola.
Como resultado principal travou-se um debate centrado nas diferentes
práticas pedagógicas abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada
na relação teoria-prática na sala de aula.

Biografia do Autor

Clézio dos Santos, UFRRJ

Professor Adjunto III de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFRRJ), pesquisado da FAPERJ, Pós-Doutor pela Universidad de Buenos Aires (UBA), Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2016-12-09