O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS DESAFIOS E DIÁLOGOS COM AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2015.e643Palavras-chave:
Ensino de Geografia, interdisciplinaridade, escola pública.Resumo
A pesquisa teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas
(FAPERJ), cujo foco enfatiza as diferentes práticas pedagógicas dos professores
de Geografia, visando à melhoria do processo de ensino-aprendizagem
da Geografia na escola pública na Baixada Fluminense. Vivemos hoje
numa sociedade globalizada e bombardeada por inúmeras informações
que nos chegam a todo instante pelas várias mídias existentes. Esse dinamismo
exige da escola e do professor novas concepções a respeito das diferentes
práticas pedagógicas praticadas em sala e dentre elas ressaltamos a
relevância das práticas interdisciplinares. O objetivo da pesquisa é analisar
e contextualizar os desafios do ensino de geografia na escola básica diante
da necessidade cada vez maior das práticas interdisciplinares. A pesquisa é
de cunho qualitativo, recorrendo à literatura especializada especialmente
em textos de ensino de geografia e de práticas interdisciplinares na escola.
Como resultado principal travou-se um debate centrado nas diferentes
práticas pedagógicas abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada
na relação teoria-prática na sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.