AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ASMÁTICAS E NÃO ASMÁTICAS RESIDENTES NA CIDADE DE SANTOS – SP

Autores

  • Amnne Charanek Ushiama UNISANTOS
  • Bianca Ventura Leite UNISANTOS
  • Beatriz Berenchtein Bento de Oliveira PUC Campinas
  • Alfésio Luís Ferreira Braga Faculdade de Medicina de Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e825

Palavras-chave:

Asma, IMC, Obesidade, crianças.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os perfis alimentar e antropométrico de crianças asmáticas e não asmáticas residentes na cidade de Santos, SP. Método: Estudo transversal que avaliou 113 crianças asmáticas e não asmáticas entre 6 e 12 anos de idade, estudantes de escolas municipais de Santos. Foram feitas medidas antropométricas, de função pulmonar e de frequência de sintomas de doenças respiratórias. Foram estimadas associações entre variáveis qualitativas utilizando-se o teste de Qui-quadrado ou teste exato de Fisher e regressão logística uni variada e múltipla. Resultados: Não foram observadas diferenças entre os grupos para as medidas de função pulmonar e parâmetros antropométricos. Consumo excessivo de leites (maior que 547,6 mL/dia) e de pães e cereais (maior que 128,5 g) se mostraram associados a sobrepeso ou obesidade entre não asmáticos, com razões de chances de 2,74 (IC95%: 1,13 – 6,65) e 7,05 (IC95%: 2,10 – 23,66), respectivamente. Exceto para doces que se mostrou mais associado a sintomas respiratórios, todos os outros grupos de alimentos se mostraram associados à falta de sintomas respiratórios. Conclusão: O consumo moderado de alimentos está dissociado da ocorrência de sobrepeso ou obesidade e que o consumo de doces se mostrou associado à presença de sintomas respiratórios nos últimos 12 meses. Além disso, se faz necessário investigar padrões de consumo alimentar de modo mais amplo entendendo sua relevância no contexto da saúde pública.

Biografia do Autor

Amnne Charanek Ushiama, UNISANTOS

Graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil.

Bianca Ventura Leite, UNISANTOS

Graduada em Nutrição pela Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil.

Beatriz Berenchtein Bento de Oliveira, PUC Campinas

Graduada em Fisioterapia pela PUC Campinas, aluna do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil.

Alfésio Luís Ferreira Braga, Faculdade de Medicina de Santo Amaro

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, especialização em Pediatria pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Epidemiologia Ambiental pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Universidade Católica de Santos, Santos, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-29