EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIA, CIÊNCIA PARA EDUCAÇÃO: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DE UM MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS.

Autores

  • MARÍLIA OLIVEIRA CALAZANS Unisantos

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e855

Palavras-chave:

Museu de Ciências Naturais, Setor Educativo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Museu Joias da Natureza, Ensino de Ciências.

Resumo

O Projeto Pedagógico de um museu de ciências naturais e os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental
são analisados nesse artigo. À luz destes documentos, busca-se refletir
sobre o papel a que se propõe o Museu de Ciências Naturais Joias da
Natureza, litoral paulista, na educação formal e informal de seu público.
A vocação do museu, declaradamente escolar, está atrelada a uma visão de
que o museu seja um espaço complementar à escola. Esta perspectiva, no
entanto, não eclipsa suas outras faces. O museu segue como ponto de cultura
e lazer, todavia, esteve à mercê da disponibilidade de verbas públicas
destinadas à educação.

Biografia do Autor

MARÍLIA OLIVEIRA CALAZANS, Unisantos

Mestra em História Social pela USP e licenciada em
História pela FCL de Assis da UNESP. Dedicase à Educação,
à História das Ciências e à Arqueologia, explorando algumas
intersecções entre estes temas. Tem experiência em docência em nível básico, atuou nas redes pública e particular. Atualmente, é Professora de História na Prefeitura de Cubatão/SP e Assessora de Educação na
Prefeitura de Guarujá/SP.

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Publicado

2018-12-17