CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARFOR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

Authors

  • ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES UNISANTOS
  • MARIA FLÁVIA MEDEIROS DOS SANTOS UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e794

Keywords:

Curso de Pedagogia. Programa PARFOR. Formação de professores. Prática docente.

Abstract

Esta pesquisa tematizou a formação inicial de professores em Pedagogia,
em convênio com Plano Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica/Programa PARFOR, na Universidade Católica de Santos.
Teve por objetivo principal compreender o processo de transformação da
prática docente de sujeitos que já atuavam em escolas públicas, mas não
possuíam titulação em nível superior, conforme preconiza a atual Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996). Caracterizou-
se como uma pesquisa de cunho qualitativo que compreendeu a
coleta de dados por meio da abordagem metodológica denominada Grupo
Dialogal, com fundamentação teórica em Domingues. O Grupo Dialogal
foi formado por dezesseis professoras egressas do curso e foi realizado
em quatro sessões. A transcrição do material verbalizado foi submetida
à técnica da análise de conteúdo, de acordo com Franco. Os resultados
indicaram que o curso de Pedagogia/Programa PARFOR contribuiu significativamente
para a transformação da prática das professoras envolvidos
na pesquisa, em três dimensões: pessoal, didático-pedagógica, e identidade
docente. As participantes concluíram que conseguiram superar a
atuação em sala de aula meramente reprodutiva e mecânica, construindo
uma práxis permeada pela reflexão e pela pesquisa. Consequentemente,
sentiram-se mais autônomas e autoras de seu quefazer pedagógico. Por
fim, a pesquisa considerou que o Programa PARFOR constitui-se em uma
importante política pública para a melhoria da educação brasileira.

Author Biographies

ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES, UNISANTOS

Professora do curso de Pedagogia e do Programa PARFOR, Doutoranda em Educação, na Universidade Católica de Santos, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisado
neste artigo.

MARIA FLÁVIA MEDEIROS DOS SANTOS, UNISANTOS

Professora efetiva da educação básica na Prefeitura Municipal de Santos, egressa do curso de Pedagogia/Programa PARFOR, autora do TCC analisado neste artigo.

Published

2018-05-18