ANÁLISE SEMIÓTICA DA LINGUAGEM LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA DE CAPITÃES DA AREIA
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2019.e927Keywords:
Jorge Amado. Capitães da Areia. Obra Cinematográfica. Ideologia. Semiótica.Abstract
No livro Capitães da Areia, o escritor Jorge Amado trata com lirismo a vida
de meninos de rua que vivem à margem da sociedade da década de 1937
e neste trabalho, será abordada a questão fílmica e literária do livro, mostrando
suas semelhanças e diferenças e o que foi mantido da sua essência,
como a questão semiótica presente na obra cinematográfica e as questões
ideológicas em ambas. Aprofundar-se, portanto, na obra de Jorge Amado
é, antes de tudo, entrar em contato com o contexto histórico fortemente
desenvolvido em seu texto. De modo geral, a análise apresentará as
questões mais presentes na narrativa, como a luta dos personagens Pedro
e Dora e suas características, figuras que serão retratadas no decorrer desse
trabalho e o papel que desempenharam durante todo livro e filme.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.