O SAMBA-ENREDO DÁ PASSAGEM PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2019.e933Keywords:
Interdisciplinaridade, Carnaval, Cultura Popular, Aprendizagem, Projeto, Samba-EnredoAbstract
Este trabalho analisa a importância de propor no 5º ano do Ensino Fundamental
I a valorização da cultura popular brasileira fazendo do Carnaval
e do Samba elementos culturais capazes de despertar a reflexão sobre
o contexto social ao qual o ambiente educativo se relaciona. Para esse
fim, inicialmente é desenvolvido um levantamento acerca da história do
Carnaval e do Samba, como forma de compreender as particularidades
que podem ser mais relevantes à abordagem na sala de aula. Em seguida,
observa-se o que tange à interdisciplinaridade com o intuito de reconhecer
a utilidade da interação de diferentes disciplinas para a construção
de um conhecimento. Posteriormente, são apresentadas as singularidades
da prática denominada projeto e é apresentada uma proposta didática
intitulada Carnaval é coisa séria, a partir do samba-enredo 2018 Monstro
é aquele que não sabe amar! Os filhos abandonados da pátria que os pariu, do
GRES Beija-Flor de Nilópolis, com o propósito de ser esta um referencial
de prática interdisciplinar apta a fazer dos referidos elementos culturais,
garantia de aprendizado significativo no nível escolar pretendido. O trabalho
é encerrado com ponderações reflexivas a respeito da necessidade
de aproximar o grupo discente da construção de aprendizado apoiado na
noção de identidade e pertencimento que podem ser alicerçadas com a
manifestação cultural carnaval.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.