A QUESTÃO DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Nathalia Costa Leal UNISANTOS
  • Sirlei Ivo Leito Zoccal UNISANTOS
  • Marly Saba UNISANTOS
  • Claudia Renata dos Santos Barros UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2017.e758

Palabras clave:

Gênero no contexto escolar, Questão de gênero na escola, Preconceito e Desigualdade de gênero.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações
de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a atuação do
pedagogo diante desta problemática, bem como o papel exercido pela
família, e suas contribuições. Este não teve como interesse informar ou
‘’rotular’’ o que é certo ou errado, e sim apresentar os pontos de vista de
todas as partes envolvidas no contexto escolar. Assim, por meio de revisão
bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores, foram
abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar o professor
e a equipe gestora abordar este tema tão presente dentro de uma escola,
da forma mais natural possível, sempre identificando em documentos
oficiais a obrigatoriedade dessas ações pedagógicas. Também foram abordadas
as possíveis causas de preconceitos dentro da sala de aula. Ciente
de que a criança não nasce “homem” ou “mulher”, ou seja, a construção
do gênero é fundamentalmente sociocultural. Após análise de materiais,
pudemos observar que há questões relevantes relacionadas ao gênero que
precisam ser trabalhadas para redução de episódios de preconceito e discriminação
dentro do ambiente escolar, para a melhoria da educação com
foco na inclusão social.

Biografía del autor/a

Nathalia Costa Leal, UNISANTOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos em 2016. O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso.

Sirlei Ivo Leito Zoccal, UNISANTOS

Graduada em Licenciatura para magistério pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP, em 2003, e mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2011).

Marly Saba, UNISANTOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1994) e mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2004).

Claudia Renata dos Santos Barros, UNISANTOS

Graduada em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1997) e doutora (2012) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da
UNISANTOS.

Publicado

2017-12-13