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A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA: DESMITIFICANDO O MITO DO NÃO-SABER

Autores/as

  • GRAZIELA PIGATTO BOHN UNISANTOS
  • MARCUS VINÍCIUS SCHMIDT DE ÁVILA UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2019.e906

Palabras clave:

Linguística. Sintaxe. Gramática Gerativa. Competência Linguística.

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise da competência linguística
de falantes do Português Brasileiro a fim de desmistificar a ideia de que
falantes com baixo nível de escolaridade teriam um domínio inferior da
gramática da língua materna. A pesquisa o foi realizada a partir da análise
de dados obtidos através da aplicação de um questionário em que falantes
identificaram sentenças agramaticais no Português Brasileiro com base em
três fenômenos sintáticos da língua: a passivação dos verbos, a inversão do
sujeito e o particípio absoluto. Conforme esperado, os resultados obtidos
mostraram que o domínio da gramática da língua materna independe do
grau de escolaridade do falante.

Biografía del autor/a

GRAZIELA PIGATTO BOHN, UNISANTOS

Professora orientadora
e docente do curso de
Letras

MARCUS VINÍCIUS SCHMIDT DE ÁVILA, UNISANTOS

Discente do curso de
Letras

Publicado

2019-09-05

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