Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho é original e não está sendo avaliado por outra publicação.
  • O trabalho possui, no máximo, três (03) autores.
  • O trabalho tem como autor ou co-autor um pesquisador doutor.
  • O trabalho não foi publicado em Anais de evento ou outra revista.
  • O trabalho está em conformidade com as diretrizes políticas e as normas de publicação da Revista Eletrônica Leopoldianum.
  • O(s) autor(es) mantém (matêm) os direitos autorais e concede(m) à Revista Eletrônica Leopoldianum o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a ref="http://creativecommons.org/licenses" target="_blank">Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Tenho ciência de que não serão publicados mais de um artigo do mesmo autor em cada número da revista, nem ensaios do mesmo autor em números subsequentes da publicação.
  • Tenho ciência de que, havendo necessidade, os organizadores poderão editar o texto, sem, contudo, alterar o conteúdo ou estilo do autor.
  • Concordo com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista.
  • Os nomes dos autores foram colocados de forma completa nos metadados do artigo? (Após publicado não será acrescentado nome de autores ao artigo)
  • A Minibio de cada autor foi preenchida corretamente nos metadados do artigo? (artigos sem Minibio podem ser rejeitados)
  • O Artigo/Pesquisa parte de uma questão relevante socialmente? (Artigo sem uma questão de pesquisa pode ser rejeitado)

Diretrizes para Autores

1. A Leopoldianum aceita textos inéditos (artigos científicos, originais, de revisão ou de divulgação científica) em Português, Espanhol e  Inglês com até 35 páginas (60 mil caracteres), incluindo nessa contagem as notas explicativas e as referências.

2. Os trabalhos devem ser encaminhados sem identificação do autor  e atender aos seguintes requisitos:

a) conter os seguintes ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, nessa ordem:

TÍTULO e SUBTÍTULO (se houver, separado preferencialmente por dois pontos);

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES);

CURRÍCULO do(s) autor(es) que indique necessariamente a titulação, vínculo atual à instituição de ensino ou de pesquisa (se houver), atividade profissional;

RESUMO na língua do texto em um único parágrafo composto de 100 a 250 palavras, que deve ressaltar – em frases concisas, objetivas e afirmativas, na voz ativa e na terceira pessoa do singular (não pela enumeração de tópicos) – o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do texto;

PALAVRAS-CHAVE - três a cinco termos, na língua do texto.

b) conter os seguintes ELEMENTOS TEXTUAIS, nessa ordem:

INTRODUÇÃO que delimite o assunto ou o problema tratado, os objetivos e a relevância do trabalho e outros elementos necessários para identificar a categoria do trabalho;

DESENVOLVIMENTO, dividido em seções e subsecções progressivas (identificadas numericamente por algarismos arábicos), que preferencialmente permitam identificar a divisão científica tradicional (metodologia, resultados e discussão);

CONCLUSÃO que apresente as conclusões correspondentes aos objetivos e as eventuais hipóteses do texto.

c) conter os seguintes ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS, nessa ordem:

NOTAS EXPLICATIVAS, se imprescindíveis (após a conclusão, antes das referências);

REFERÊNCIAS, conjunto de fontes utilizadas ou referidas no texto que devem constituir uma lista única no final do mesmo, em ordem alfabética por sobrenome de autor (NBR 6023:2002), na seguinte estrutura geral "SOBRENOME, Nome. Título. Local: Editora, ano.";

TRADUÇÃO do TÍTULO e SUBTÍTULO (se houver), do RESUMO e das PALAVRAS-CHAVE em Português, Espanhol ou Inglês, excluindo logicamente a língua de origem do texto. Essas traduções devem ser encaminhadas pelo(s) autor(es) do texto.

d) as INDICAÇÕES DAS FONTES, que devem ser feitas no corpo do texto, e eventuais CITAÇÕES devem seguir o sistema autor-data (NBR 10520:2002).

Esse sistema de citação inclui o sobrenome do autor em caixa alta, o ano do texto referenciado ou citado e a página, quando indentificável, entre parênteses. Todos esses elementos devem ser separados por vírgula. Exemplo: (SILVA, 1995, p. 54). Se o autor for identificado no texto, devem ser incluídas somente a data e a página.

As transcrições literais (citações) devem ser apresentadas entre aspas, indicando-se eventuais supressões, interpolações ou comentários com chaves (por exemplo: [...]), bem como eventuais ênfases ou destaques não originais.

3. Os originais dos trabalhos devem ser digitados no formato Microsoft Word for Windows 6.0 (ou versão superior), LibreOffice ou RTF.

4. Os textos encaminhados devem seguir os seguintes parâmetros de FORMATAÇÃO: espaçamento entrelinhas de 1,5 cm, margens 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (esquerda e direita), fonte Times New Roman, tamanho de letra 12, numeração de páginas; o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos; não negritar intertítulos; o uso de itálico deve ficar restrito para destacar conceitos ou palavras em língua diversa da língua do texto.

5. Desenhos, mapas, gráficos e fotos podem servir para a compreensão e elucidação do texto. Quando presentes, devem ser enviadas em um destes formatos: JPG,PDF,TIF,PNG ou BMP, com qualidade igual a 300 dpi em tamanho original, em arquivo separado, com indicação da fonte e autorização do(s) detentor(es) de seus direitos, além da respectiva legenda.

ARTIGOS

Na avaliação dos trabalhos científicos originais, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez da base empírica e do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Novidade intrínseca do trabalho; 5) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos científicos de revisão, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Validade da proposta (revelada pelo problema, pelo objetivo, pela justificativa e pela relevância da investigação); 2) Validade da resposta (revelada pela solidez do método, bem como pela interlocução com a literatura pertinente); 3) Abrangência da conclusão (revelada pela logicidade argumentativa e pelo impacto teórico da mesma); 4) Qualidade linguística.

Na avaliação dos trabalhos de divulgação científica, serão considerados os seguintes critérios qualitativos: 1) Justificativa e relevância da divulgação; 2) Interlocução com pesquisas semelhantes; 3) Logicidade argumentativa; 4) Impacto teórico da pesquisa divulgada; 4) Novidade intrínseca do que é divulgado; 5) Qualidade linguística.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.