Conhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimento

Autores

  • Ivanise Monfredini Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1205

Palavras-chave:

Mobilização do conhecimento. Conhecimento científico. Praticabilidade. Saber., Knowledge mobilization. Scientific knowledge. Practicability. Popular knowledge.

Resumo

Neste ensaio discute-se a noção de mobilização do conhecimento a partir dos conceitos de praticabilidade, conhecimento científico e saber, conforme são considerados, o primeiro, por Danilo Romeo Streck e os dois últimos por Álvaro Vieira Pinto. O objetivo foi o de contribuir com a construção da ideia de mobilização do conhecimento como alternativa a orientar o trabalho de pesquisa em ciências sociais, nas universidades. Inicialmente, foram retomadas as ideias de mobilização do conhecimento apresentadas em Naidorf (2014), Naidorf e Perrota (2015), Naidorf e Alonso (2018), Naidorf, Perez Mora e González Ríos (2018), para, em seguida, cotejá-las com as contribuições de Streck (2016) e Pinto (1979). A conclusão é a de que, apesar da pouca densidade histórica, a mobilização do conhecimento pode se constituir em alternativa.  

Biografia do Autor

Ivanise Monfredini, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e psicóloga formada pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes). Integra o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos, onde Coordena a Cátedra Dom Paulo Evaristo Arns. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação. Integra o Grupo de Trabalho "Ciencia social politizada (GT CLACSO 2019-22) e é membro da rede RESIEDU (Red de Estudios sobre Instituciones Educativas). 

Referências

BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. In: Revista Educação & Realidade, 35(2):37-55, maio/ago.2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em 03 de outubro de 2021.

NAIDORF, J. C. Knowledge utility: From social relevance to knowledge mobilization. Education Policy Analysis Archives, 22(89). p.1-31, 2014. Disponível em; https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/article/view/1490. Acesso em 20 de julho de 2018.

NAIDORF, Judith e ALONSO, Mauro. La movilización del conocimiento en tres tiempos. In: Revista Luso?fona de Educac?a?o, 39, p. 81-95. 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/720. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

NAIDORF, Judith. PÉREZ MORA, Ricardo e GONZÁLEZ RÍOS, Isidora. Nota Introdutória. In: Revista Lusófona de Educação, 39, p.77-79 – 2018. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/720. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

NAIDORF, Judith; PERROTTA, Daniela. La ciencia social politizada y móvil de una nueva agenda latinoamericana orientada a prioridades. Rev. educ. sup, Ciudad de México , v. 44, n. 174, p. 19-46, jun. 2015 . Disponível em <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0185-27602015000200002&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 15 de janeiro de 2019.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e Existência. Problemas filosóficos da pesquisa científica - Conhecimento, saberes e ciência. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

STRECK, Danilo Romeo. Metodologias participativas de pesquisa e educação popular: reflexões sobre critérios de qualidade. In: Interface 20 (58) - p.537- 547. Jul-Sep 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DZgyZp4BzXBXkbsvZQtnMrh/abstract/?lang=pt. Acesso em 30 de junho de 2020.

VIDAL, Carlos Martínez e MARI, Manuel. La Escuela Latinoamericana de Pensamiento en Ciencia, Tecnología y Desarrollo. Notas de un Proyecto de Investigación. In: Revista Estudios. Número 4 / Septiembre - Diciembre 2002.

Downloads

Publicado

2022-02-23

Como Citar

Monfredini, I. (2022). Conhecimento científico, saber e praticabilidade: algumas contribuições para a mobilização do conhecimento. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(33), 128–136. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1205