Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais
uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em Educação
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1507Palavras-chave:
Estado, Políticas Educacionais, Neoliberalismo, GerencialismoResumo
A relação do Estado com a política educacional apresenta delineamentos e alcances nem sempre claros, mas é intrínseca, e deve ser apreendida a partir do seu movimento lógico e histórico. Com o objetivo de privilegiar a produção do conhecimento diretamente ligada às linhas de pesquisas relacionadas ao Estado, à Gestão e às Políticas Educacionais, buscou-se apreender as concepções de Estado presentes nas teses defendidas nos Programas de Pós-graduação conceituados pela Capes com nota cinco e/ou acima de cinco no período de 2006 a 2010. A partir do levantamento realizado foi possível identificar a predominância de estudos sobre a esfera municipal e sobre os processos de municipalização do ensino no Brasil. Esse processo apresentou-se como fundamental no âmbito do movimento de reformas do Estado e que tem incluído a descentralização financeira e a adoção de novos modelos de gestão na administração das instituições públicas.
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