Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais

uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em Educação

Autores

  • Maria Augusta Peixoto Mundim Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1507

Palavras-chave:

Estado, Políticas Educacionais, Neoliberalismo, Gerencialismo

Resumo

A relação do Estado com a política educacional apresenta delineamentos e alcances nem sempre claros, mas é intrínseca, e deve ser apreendida a partir do seu movimento lógico e histórico. Com o objetivo de privilegiar a produção do conhecimento diretamente ligada às linhas de pesquisas relacionadas ao Estado, à Gestão e às Políticas Educacionais, buscou-se apreender as concepções de Estado presentes nas teses defendidas nos Programas de Pós-graduação conceituados pela Capes com nota cinco e/ou acima de cinco no período de 2006 a 2010. A partir do levantamento realizado foi possível identificar a predominância de estudos sobre a esfera municipal e sobre os processos de municipalização do ensino no Brasil. Esse processo apresentou-se como fundamental no âmbito do movimento de reformas do Estado e que tem incluído a descentralização financeira e a adoção de novos modelos de gestão na administração das instituições públicas.

Biografia do Autor

Maria Augusta Peixoto Mundim, Universidade Federal de Goiás

Mestrado (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura (NEPPEC). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás na área de Políticas e Gestão Educacional.
E-mail: maria_augusta_peixoto@ufg.br

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Mundim, M. A. P. (2023). Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais: uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em Educação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 15(39), 614–629. https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1507