Estado e políticas educacionais no contexto das reformas neoliberais
uma análise das teses defendidas nos programas de pós-graduação em Educação
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1507Mots-clés :
Estado, Políticas Educacionais, Neoliberalismo, GerencialismoRésumé
A relação do Estado com a política educacional apresenta delineamentos e alcances nem sempre claros, mas é intrínseca, e deve ser apreendida a partir do seu movimento lógico e histórico. Com o objetivo de privilegiar a produção do conhecimento diretamente ligada às linhas de pesquisas relacionadas ao Estado, à Gestão e às Políticas Educacionais, buscou-se apreender as concepções de Estado presentes nas teses defendidas nos Programas de Pós-graduação conceituados pela Capes com nota cinco e/ou acima de cinco no período de 2006 a 2010. A partir do levantamento realizado foi possível identificar a predominância de estudos sobre a esfera municipal e sobre os processos de municipalização do ensino no Brasil. Esse processo apresentou-se como fundamental no âmbito do movimento de reformas do Estado e que tem incluído a descentralização financeira e a adoção de novos modelos de gestão na administração das instituições públicas.
Références
ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILLI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo - As políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1995.
APPLE, Michael, W. Política cultural e educação. Trad. José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez, 2000.
AZEVEDO, J. M. L. de. A Educação como política pública. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1997. (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 56).
AZEVEDO, J. M. L. de.; AGUIAR, M. A. S. Políticas de educação: concepções e programas. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coords). O estado da arte em política e gestão da educação no Brasil (1991-1997). Brasília: ANPAE; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
GENTILI, PABLO, A. A. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, PABLO, A. A. & SILVA, Tadeu da (Orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Trad. Ivo Storniolo. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2007. (coleção Management, 4).
GONÇALVES, N. G. História, Estado e educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000). Educar. Curitiba, n. 31, p. 145-165, 2008.
LOBO, Thereza. Descentralização: conceitos, princípios, prática governamental. Cadernos de Pesquisa. n° 74, agosto de 1990, p. 5-10. São Paulo: Fundação Carlos Chagas. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/852.pdf. Acesso em: 12 ago. 2014.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MUNDIM, M. A. P. Políticas de regulação na educação: a organização da escola em ciclos em Goiânia (1998 – 2008). Revista Práxis Educativa. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, v. 7, n.1, p. 129156, 2012.
OLIVEIRA, Cleiton de. et al. A municipalização do ensino brasileiro. In: Municipalização do Ensino no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999, p.11-36.
OLIVEIRA, Francisco de. Neoliberalismo à brasileira. In: SADER, Emir e GENTILLI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo - As políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1995.
SILVA, A. A.; SCAFF, E. A. S.; JACOMINI, M. A. Políticas públicas e educação: o legado da Anped para a construção da área no período de 2000-2009. 33ª Reunião Anual da ANPED. Caxambu-MG, Anais.... 2010.
SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Revista Sociologias. Porto Alegre, a. 8, n. 16, jul./dez., p. 20-45, 2006.
THERBORN, Göran. A crise e o futuro do capitalismo. In: SADER, Emir e GENTILLI, Pablo (orgs.). Pós-neoliberalismo – As políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.