Humanização nos Currículos dos Cursos de Enfermagem de Cinco Universidades Brasileiras
Palavras-chave:
formação, enfermangem, currículos, humanizaçãoResumo
Neste artigo apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado profissional que tem como objetivo analisar a formação em Enfermagem, verificando como os conceitos e práticas de humanização estão contemplados nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de Enfermagem de Universidades Federais brasileiras. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental e de natureza interpretativa. Como fonte documental foram utilizados cinco PPCs, selecionados nos sites das universidades, sendo uma de cada região brasileira. Nossa questão de pesquisa foi: como os conceitos e práticas de humanização estão previstos nos projetos? Os resultados mostraram que as matrizes curriculares das diferentes instituições revelam um compromisso variável com a inclusão da temática da humanização, na formação do(a) enfermeiro(a). Embora as instituições incluam disciplinas que abordam a humanização, a carga horária e o número de disciplinas focadas no tema são limitados, o que pode cercear o desenvolvimento de competências humanísticas.
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