Concepções de educadores sobre a drogadição e sua possível interferência no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais

Autores

  • Marisele Pereira Velasques UNIPAMPA
  • Simone Lara UNIPAMPA

Palavras-chave:

Dificuldades de aprendizagem. Drogadição. Anos iniciais. Capacitação de docentes.

Resumo

O estudo buscou identificar a concepção de educadores, sobre a possível relação da drogadição com as dificuldades de aprendizagem em estudantes em anos iniciais, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência importante de violência e drogadição no município. Ainda, o estudo objetivou conhecer o perfil dos estudantes dos anos iniciais, considerando a realidade sócio-cultural na qual estão inseridos. Foram incluídos professores e estudantes dos anos iniciais, a quem foram aplicados uma entrevista semi-estruturada e um questionário, respectivamente, sobre os temas associados com o estudo. Os resultados demonstraram que existe uma associação entre os estudantes que vivenciam o problema da drogadição em sua vida cotidiana e dificuldades de aprendizagem encontradas na escola. Portanto, é essencial que os professores tenham uma formação que os possibilite trabalhar junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem, bem como os capacite para a abordagem destas temáticas no ensino.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Drogadição. Anos iniciais. Capacitação de docentes.

Biografia do Autor

Marisele Pereira Velasques, UNIPAMPA

PEDAGOGA, DOCENTE DE ESCOLA BÁSICA, POS-GRADUADA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (UNIPAMPA)

Simone Lara, UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Fisioterapia e do Programa de Especialização em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

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Publicado

2016-07-05

Como Citar

Velasques, M. P., & Lara, S. (2016). Concepções de educadores sobre a drogadição e sua possível interferência no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 7(14), 512–529. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/496