Concepções de educadores sobre a drogadição e sua possível interferência no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem. Drogadição. Anos iniciais. Capacitação de docentes.Resumo
O estudo buscou identificar a concepção de educadores, sobre a possível relação da drogadição com as dificuldades de aprendizagem em estudantes em anos iniciais, de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, sendo referência importante de violência e drogadição no município. Ainda, o estudo objetivou conhecer o perfil dos estudantes dos anos iniciais, considerando a realidade sócio-cultural na qual estão inseridos. Foram incluídos professores e estudantes dos anos iniciais, a quem foram aplicados uma entrevista semi-estruturada e um questionário, respectivamente, sobre os temas associados com o estudo. Os resultados demonstraram que existe uma associação entre os estudantes que vivenciam o problema da drogadição em sua vida cotidiana e dificuldades de aprendizagem encontradas na escola. Portanto, é essencial que os professores tenham uma formação que os possibilite trabalhar junto a estudantes com dificuldades de aprendizagem, bem como os capacite para a abordagem destas temáticas no ensino.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Drogadição. Anos iniciais. Capacitação de docentes.
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