Percepção de educadores infantis sobre saúde, higiene e lavagem de mãos
Palavras-chave:
Educação e saúde, Educação infantil, Higiene.Resumo
O objetivo desse estudo foi analisar as percepções de educadores infantis sobre saúde, higiene e lavagem de mãos. O estudo incluiu professores de uma escola pública de educação infantil, no qual foi aplicado um questionário, composto por questões abertas e fechadas sobre o tema saúde, higiene e lavagem de mãos. Como resultados, participaram 18 professores, todos do gênero feminino, e, destes, apenas 39% apresentaram formação no Ensino Superior, sendo que 67% afirmaram nunca ter realizado curso de formação continuada com o tema transversal saúde. Quanto à percepção sobre o conceito de saúde, 61% das professoras obtiveram conceito “Regular”. Quando foram questionadas sobre as dificuldades para abordar o tema saúde no ambiente escolar, grande parte citou a falta de material higiênico e falta de hábitos de saúde como principais obstáculos. Foram percebidos déficits importantes acerca do conhecimento das professoras sobre as etapas de lavagem de mãos.
Palavras-chave: Educação e Saúde. Educação Infantil. Higiene.
Childhood Educators’ Perceptions on Health, Hygiene and Hand Washing
This study aimed to analyze childhood educators’ perceptions on health, hygiene and hand washing. The study included teachers from a public early education school and was based on a questionnaire composed by opened and closed questions on health, hygiene and hand washing. As a result, 18 female teachers participated, 39% of whom were graduates, and 67% reported that they have never taken a continuing education course with health as a transversal theme. As for their perception on the concept of health, 61% of them obtained a “Fair” grade. When asked about their difficulties in addressing the issue of health in the school environment, a considerable number mentioned the lack of hygienic material and health habits as the main obstacles. Important gaps were perceived in the teachers’ knowledge of hand washing steps.
Keywords: Education and health, Childhood Education, Hygiene
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.