Percepção de educadores infantis sobre saúde, higiene e lavagem de mãos

Autores

  • Thayana da Silva Fuques
  • Simone Lara UNIPAMPA
  • Susane Graup UNIPAMPA
  • Rodrigo de Souza Balk UNIPAMPA

Palavras-chave:

Educação e saúde, Educação infantil, Higiene.

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as percepções de educadores infantis sobre saúde, higiene e lavagem de mãos. O estudo incluiu professores de uma escola pública de educação infantil, no qual foi aplicado um questionário, composto por questões abertas e fechadas sobre o tema saúde, higiene e lavagem de mãos. Como resultados, participaram 18 professores, todos do gênero feminino, e, destes, apenas 39% apresentaram formação no Ensino Superior, sendo que 67% afirmaram nunca ter realizado curso de formação continuada com o tema transversal saúde. Quanto à percepção sobre o conceito de saúde, 61% das professoras obtiveram conceito “Regular”. Quando foram questionadas sobre as dificuldades para abordar o tema saúde no ambiente escolar, grande parte citou a falta de material higiênico e falta de hábitos de saúde como principais obstáculos. Foram percebidos déficits importantes acerca do conhecimento das professoras sobre as etapas de lavagem de mãos.

Palavras-chave: Educação e Saúde. Educação Infantil. Higiene.

 

Childhood Educators’ Perceptions on Health, Hygiene and Hand Washing

This study aimed to analyze childhood educators’ perceptions on health, hygiene and hand washing. The study included teachers from a public early education school and was based on a questionnaire composed by opened and closed questions on health, hygiene and hand washing. As a result, 18 female teachers participated, 39% of whom were graduates, and 67% reported that they have never taken a continuing education course with health as a transversal theme. As for their perception on the concept of health, 61% of them obtained a “Fair” grade. When asked about their difficulties in addressing the issue of health in the school environment, a considerable number mentioned the lack of hygienic material and health habits as the main obstacles. Important gaps were perceived in the teachers’ knowledge of hand washing steps.

Keywords: Education and health, Childhood Education, Hygiene

Biografia do Autor

Thayana da Silva Fuques

Especialista em educação em ciências.

Simone Lara, UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Curso de Graduação de Fisioterapia e do Programa de Especialização em Educação em Ciências, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS).

Susane Graup, UNIPAMPA

Doutora em engenharia da produção, docente do curso de educação física da Universidade Federal do Pampa, RS.

Rodrigo de Souza Balk, UNIPAMPA

Doutor em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica, docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, RS.

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Publicado

2018-12-04

Como Citar

Fuques, T. da S., Lara, S., Graup, S., & Balk, R. de S. (2018). Percepção de educadores infantis sobre saúde, higiene e lavagem de mãos. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(21), 433–447. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/657