O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR

Autores

  • Cristiane dos Reis Cardoso Universidade Federal de Alfenas
  • Claudia Gomes Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, desvalorização docente, formação continuada

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar os elementos sustentadores do processo de subjetivação docente atrelados à inclusão escolar de alunos com deficiência. A pesquisa é qualitativa com pressupostos da pesquisa-intervenção e contou com a participação de 28 professores do Ensino Fundamental I de uma escola estadual de Alfenas/MG. As informações foram gravadas e registradas no diário de campo e analisadas qualitativamente resultando em um núcleo de significação, intitulado: “A naturalização da representação da incapacidade docente versus a formação continuada para a atuação inclusiva”. Pode-se concluir que espaços de formação continuada que permitam problematizar as inquietações docentes frente à educação inclusiva são imprescindíveis para superar os sentimentos de incapacidade de atuação pedagógica com alunos deficientes.

Biografia do Autor

Cristiane dos Reis Cardoso, Universidade Federal de Alfenas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Pesquisadora do Grupo Cultural e Humanização: contextos sociais e promoção de saúde

Claudia Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasi

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Cardoso, C. dos R., & Gomes, C. (2018). O MAL-ESTAR DOCENTE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO REGULAR. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 467–484. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/721