PIBID: potencialidades e limites entre a formação e a atuação profissional docente / PIBID: potentialities and limits between teacher training and professional performance
Palavras-chave:
Formação Inicial. PIBID. Políticas Públicas.Resumo
Resumo
Este estudo tem como objetivo caracterizar o perfil e aspirações profissionais dos licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Alfenas – PIBID/UNIFAL-MG, e espera poder contribuir para discussões acerca do impacto do Programa para a escolha, definição e qualificação da carreira docente. Para tanto, foram participantes do estudo 79 licenciandos vinculados ao Programa, distribuídos nas áreas de humanas, exatas e biológicas. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário, que foi analisado quantitativamente. Como resultado, pode-se evidenciar que, muito embora todos os bolsistas tenham uma avaliação positiva sobre os impactos do PIBID em sua formação profissional e pessoal, a expectativa profissional e a percepção sobre o magistério na rede básica pública não é considerada uma opção profissional primária e a maioria dos licenciandos indica a pretensão de assumir o magistério no ensino superior, frustrando, em parte, o objetivo principal do PIBID. Os dados apontam para a necessidade de articular políticas públicas de formação inicial às políticas públicas que garantam melhores condições de atuação aos profissionais da Educação, de modo a tornar a docência uma profissão de fato atrativa para os licenciandos.
Palavras-chave: Formação Inicial. PIBID. Políticas Públicas.
Abstract
This study aims to characterize the profile and professional aspirations of graduates in the Institutional Scholarship Program for the Introduction to Teaching of the Federal University of Alfenas – PIBID/UNIFAL-MG, and hopes to contribute to discussions about the program’s impact for the choice, definition and qualification of the teaching career. For this purpose, 79 graduates linked to the program participated in the study and were distributed in the fields of human, exact and biological sciences. The data was gathered by means of a questionnaire, which was analyzed quantitatively. As a result, it can be demonstrated that, although all fellows have a positive evaluation of PIBID impact on their professional and personal training, their professional expectation and perception regarding the teaching profession in public schools is not considered a primary career choice, and the majority of graduates have indicated their intent to teach in higher education institutions, partly frustrating PIBID’s main goal. The data indicates the need to articulate public policies in initial training with those that guarantee better working conditions for educational professionals so as to make teaching an attractive profession for teaching graduates.
Keywords: Initial training. PIBID. Public policies.
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