PORTFÓLIO: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Portfólio, Formação Docente, Avaliação.

Resumo

Neste artigo discute-se o uso do Portfólio como recurso avaliativo na formação de professores, investigação resultante de uma pesquisa-ação desenvolvida com estudantes do Curso de Ciências – Licenciatura em Matemática, oferecido pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), em Natal – RN. Nesse curso, adotava-se o portfólio como um dos procedimentos de avaliação processual, um instrumento integrador da formação docente. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa-ação, tendo demonstrado como resultados que o portfólio naquela formação configurou-se como um eixo organizador do trabalho pedagógico do curso e da formação docente. As conclusões indicam que este procedimento é um importante mediador da aprendizagem pautado na análise, criatividade e autonomia do sujeito aprendiz, seja estudante ou professor.

Palavras-chave: Portfólio. Formação Docente. Avaliação.

 

PORTFOLIO: PROCESS EVALUATION PROCEDURE IN TEACHER TRAINING

 Abstract: This article discusses the use of a portfolio as an evaluative resource in teacher training. It is the result of an action research project developed with students of the Science Program - Teaching Degree in Mathematics, offered by the President Kennedy Higher Education Institute (IFESP), in Natal – RN. In this program, the portfolio was adopted as one of the process evaluation procedures, a teacher training integrating instrument. The methodology used was based on action research and showed as a result that the portfolio in that training program was an organizing axis of the program’s teaching work and teacher training. Those conclusions show that this procedure is an important learning mediator based on the analysis, creativity and independence of the learning subject, be it a student or a teacher.

Keywords: Portfolio. Teacher training. Evaluation.

Biografia do Autor

Otilia Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília

Docente da Universidade de Brasília/Faculdade de Educação/MTC. Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Brasília sob a supervisão de Ilma Passos de Alencastro Veiga. Desenvolve estudos (pesquisa, ensino e extensão) na área de Educação, pesquisando: formação de professores, Pedagogia; Didática; Ludicidade, construção do conhecimento e Ensino Médio. No âmbito da gestão atuou como Coordenadora do Curso de Pedagogia e Chefe do Departamento de Métodos e Técnicas da FE/UNB. Professora Permanente dos PPGE E PPGE-MP da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Pesquisadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docentes: formação, saberes e práticas - Geppesp.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Dantas, O. M. A. da N. A. (2018). PORTFÓLIO: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO PROCESSUAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(19), 523–537. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/725