Formação docente no ensino da Enfermagem
Palavras-chave:
Docência, Universidade, Enfermagem.Resumo
A docência no ensino superior destaca-se logo no início da carreira do professor que procura reproduzir a visão de docência que teve enquanto aluno. Diante disso, buscou-se compreender o que é docência, como ela se manifesta no ensino superior e como é o trabalho do professor universitário. Discutiu-se sobre a formação universitária e a profissionalização, avaliando quais as contribuições do curso superior para uma atuação eficiente no mercado de trabalho, a fim de analisar o papel do docente na formação do profissional de enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura na qual foram utilizadas como fontes de pesquisa de publicações científicas indexadas publicadas entre os anos de 2000 a 2018, empregando-se os descritores: enfermagem, universidade e docência. Conclui-se que o docente adquire uma didática própria, manifestada pela disciplina de didática vivenciada pela prática profissional, o que facilita o seu trabalho e tem uma visão mais voltada para a pedagogia.
Palavras-chave: Docência. Universidade. Enfermagem.
Teacher education in nursing teaching
Abstract: Teaching in higher education stands out early in the career of a teacher who seeks to reproduce the vision of teaching acquired as a student. Based on this, we sought to understand what teaching is, how it manifests itself in higher education and what is the work of a university teacher. University education and professionalization was discussed, and the contributions of higher education to an efficient performance in the labor market was assessed in order to analyze a teacher’s role in nursing professionals’ preservice education. This is a literature review in which indexed scientific publications published between 2000 and 2018 were used as research sources with keywords "nursing", "university" and "teaching". It is concluded that teachers develop their own teaching methodologies and strategies, manifested by the Teaching Methods course unit and experienced in their professional practice, which makes their work easier and promotes a more pedagogical viewpoint.
Keywords: Teaching. University. Nursing.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.