Trabalho coletivo na formação inicial de professores: uma análise das ações do subprojeto Cultura Esportiva da Escola- PIBID/EDF / Collective study in the initial training of teachers: analysis of sports culture in school acrions-PIBID/EDF Subproject
Keywords:
Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDFAbstract
Resumo
O artigo tem, como finalidade, identificar as contribuições do subprojeto PIBID/EDF para a formação inicial, na perspectiva de compreender o trabalho coletivo como um elemento fundamental na formação de professores. O presente estudo abrange aspectos sobre a formação inicial que são enfatizados no subprojeto PIBID/EDF, através do relato de experiência e análise de documentos provenientes desse subprojeto e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação Física - CEFD\UFSM (Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria). Assim, constatamos que o subprojeto PIBID/EDF evidencia o trabalho coletivo em quatro momentos: no processo de planejamento, no grupo de estudos, na organização de eventos e nas pesquisas científicas, possibilitando o desenvolvimento do trabalho coletivo aos acadêmicos bolsistas. Além disso, percebemos que, durante a formação inicial do curso de licenciatura em Educação Física - CEFD/UFSM, o trabalho coletivo não é evidenciado no processo de formação inicial dos professores. Concomitantemente, o subprojeto PIBID/EDF contribuiu para o desenvolvimento do trabalho coletivo, auxiliando na formação docente de seus bolsistas. O trabalho coletivo precisa ser evidenciado no processo de formação inicial, já que os professores formam um coletivo que atuará na escola, um espaço de diversidade, cultura e conhecimento, e que tem, por objetivo comum, possibilitar a apropriação do conhecimento produzido pela sociedade na qual esses professores estão inseridos.
Palavras-chave: Trabalho coletivo. Formação inicial. Formação de professores. Educação Física. Subprojeto PIBID/EDF.
Abstract
The article has the purpose of identifying the contributions of subproject PIBID/EDF for initial training, from the perspective of understanding collective work as an essential element in the training of teachers. This study includes aspects of the initial training, which are emphasized in the PIBID/EDF subproject, through reports of experiences and the analysis of documents from this subproject and the Physical Education Course’s Pedagogical Project (CPP) - CEFD\UFSM. Thus, we verified that the PIBID/EDF subproject emphasizes collective work in four stages: the planning process, study group, organization of events and scientific research, allowing the development of collective work for scholarship students. In addition, we noticed that during the initial training of the Physical Education course - CEFD/UFSM, the collective work ended up not being emphasized in the teachers’ initial training process. Concurrently, the PIBID/EDF subproject has contributed to the development of collective work, helping in the teacher training of its fellows. The collective work must be emphasized in the initial training process, since teachers form a collective body that will perform in schools, a space for diversity, culture and knowledge, and that has, as common goals, the possibility of appropriating the knowledge produced by the society in which these teachers are inserted.
Keywords: Collective work. Initial training. Teacher training. Physical Education. PIBID/EDF subproject.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.