Transformações no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional
a influência do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1655Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Planejamento, Projeto Político Pedagógico, Formação Continuada ColaborativaResumo
Este artigo analisa o impacto do Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma prática de Formação Continuada (FC) colaborativa no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional dos professores preceptores do núcleo Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Embora a Formação Inicial seja objetivo do PRP, partimos da hipótese de que o Programa apresenta e possibilita mudanças no trabalho pedagógico desses profissionais. Por meio de Entrevistas Semiestruturadas realizadas com dois preceptores, o estudo revelou que o PRP teve um impacto significativo, proporcionando aos docentes a oportunidade de revisitar o Projeto Político-Pedagógico da escola, um documento frequentemente negligenciado. Os resultados destacam o efeito positivo do PRP em promover uma abordagem reflexiva e colaborativa na prática docente, evidenciando a importância para a FC.
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