Transformações no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional

a influência do Programa Residência Pedagógica

Auteurs-es

  • Gabriele Maidano Roveda Universidade Federal de Santa Maria
  • João Paulo Freitas da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1655

Mots-clés :

Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Planejamento, Projeto Político Pedagógico, Formação Continuada Colaborativa

Résumé

Este artigo analisa o impacto do Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma prática de Formação Continuada (FC) colaborativa no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional dos professores preceptores do núcleo Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Embora a Formação Inicial seja objetivo do PRP, partimos da hipótese de que o Programa apresenta e possibilita mudanças no trabalho pedagógico desses profissionais. Por meio de Entrevistas Semiestruturadas realizadas com dois preceptores, o estudo revelou que o PRP teve um impacto significativo, proporcionando aos docentes a oportunidade de revisitar o Projeto Político-Pedagógico da escola, um documento frequentemente negligenciado. Os resultados destacam o efeito positivo do PRP em promover uma abordagem reflexiva e colaborativa na prática docente, evidenciando a importância para a FC.

Bibliographies de l'auteur-e

Gabriele Maidano Roveda, Universidade Federal de Santa Maria

gabyh.roveda@gmail.com. Mestre em Ciências do Movimento e Reabilitação (UFMS). Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física: Iniciação à Docência e formação Continuada. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2175-340X.

João Paulo Freitas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

jpfreitasdasilva2009@gmail.com. Formado em Educação Física Bacharelado e mestrando na pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação. https://orcid.org/0000-0003-0725-6757.

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria

rosalvo.sawitzki@ufsm.br. Professor Associado 4 do CEFD/UFSM e Doutor em Educação pela UNISINOS. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5768-6021.

Références

BECKER, Eriques Piccolo. Narrativas de formação continuada de professores de educação física: programa Residência Pedagógica. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22420/DIS_PPGEF_2020_BECKER_ERIQUES.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 jun. 2023.

BECKER, Eriques Piccolo; SAWITZI, Rosalvo Luis; CALLAI, Ana Nathalia Almeida; BORK, Mariana. A relação entre o programa Residência Pedagógica e a formação continuada de professores preceptores. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 7 n. 4, 2020. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/4313/pdf_1. Acesso em: 20 jun. 2023.

BRACHT, Valter; PAIVA, Fernanda; CAPARROZ, Francisco; FRADE, José; PIRES, Rosely; DELLA FONTE, Sandra. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BORGES, Robson. Estudar com professores: a formação continuada e o processo de mudança de concepção de ensino na educação física escolar. Curitiba: CRV, 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria GAB nº 38. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF: SEI/CAPES, 2018a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF, 2018b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 10 set. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria GAB nº 82. Dispõe sobre o regulamento do Programa Residência Pedagógica - PRP., DF: SEI/CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

FERREIRA, Janaína da Silva; SANTOS, José Henrique dos; COSTA, Bruno de Oliveira. Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 37, n. 3, p. 289-298, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/T9PknJD9rB7THGRyzqSVX5f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 nov. 2022

FERREIRA, Liliana Soares. “Ser” ou “não ser” professora/professor? Eis uma questão em busca de respostas. Educar em Revista, Curitiba, n. 59, p. 175-192, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/cTtZnsZXrd434CVbXpPGy3D/#. Acesso em: 02 nov. 2022.

GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da; GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 250, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023

MOREIRA, Jefferson da Silva; MIRANDA, Eduardo Oliveira. Balanço da produção acadêmica sobre o tema da formação de professores no Brasil: revisão dos enfoques temáticos. Revista Cocar, v. 13, n. 26, p. 575–592, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2541/1206. Acesso em: 20 jun. 2023

NÓVOA, Antônio. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOURENÇO, Linesanio de Sousa; SILVA, Deinne Airles da. A importância do projeto político-pedagógico para a organização escolar. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, 2015. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/3/a-importncia-do-projeto-poltico-pedaggico-para-a-organizao-escolar. Acesso em: 3 jun. 2023

RIBAS, João Francisco Magno; FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho de professores na escola como práxis pedagógica. Movimento, v. 20, n. 1, p. 125-143, 2014.

ROVEDA, Gabriele Maidano; MILANI, Michael Flores; FRANCESCATTO, Pedro Binotto; SILVA, João Paulo Freitas da; SAWITZKI, Rosalvo Luis. As contribuições do programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de professores de educação física: Um Relato de Experiência. In: Rosalvo Luis Sawitzki, Robson Machado Borges, Luis Eugênio Martiny, Gabriele Maidano Roveda. (Org.). Vida, vivência e experiência de professores(as) de Educação Física: os processos de formação, a prática profissional e estudos sobre o Flow. 1ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, v. 4, p. 57-71, 2023.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. Mudar é difícil, mas é necessário e urgente: um novo sentido para o projeto político pedagógico da escola. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 33, p. 102-120, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24367/17345. Acesso em: 03 jun. 2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Edital n. 14/2018 – PROGRAD/UFSM. Seleção de coordenador(a) institucional e docente orientador(a). UFSM, Santa Maria, RS, 2018a. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorian.p.rograd/wp-content/uploads/sites/342/2018/03/49c6685bd122-4235-8506-fd1f53a14801.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Portal de Projetos. Santa Maria, RS,

Disponível em: https://portal.ufsm.br/projeton.p.ublico/projetos/view.html?idProjeto=62383. Acesso em: 12 ago. 2022.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, 2009. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109/298. Acesso em: 03 jun. 2023

VERDÉLIO, Andreia. MEC vai oferecer 80 mil vagas de Residência Pedagógica em 2018. Agência Brasil, 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-10/mec-vai-oferecer-80-mil-vagas-de-residencia-pedagogica-em-2018. Acesso em 10 set. 2022.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-18

Comment citer

Roveda, G. M., Freitas da Silva, J. P., & Sawitzki, R. L. (2024). Transformações no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional: a influência do Programa Residência Pedagógica . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 76–91. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1655