Transformações no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional

a influência do Programa Residência Pedagógica

Autores

  • Gabriele Maidano Roveda Universidade Federal de Santa Maria
  • João Paulo Freitas da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1655

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Planejamento, Projeto Político Pedagógico, Formação Continuada Colaborativa

Resumo

Este artigo analisa o impacto do Programa Residência Pedagógica (PRP) como uma prática de Formação Continuada (FC) colaborativa no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional dos professores preceptores do núcleo Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Embora a Formação Inicial seja objetivo do PRP, partimos da hipótese de que o Programa apresenta e possibilita mudanças no trabalho pedagógico desses profissionais. Por meio de Entrevistas Semiestruturadas realizadas com dois preceptores, o estudo revelou que o PRP teve um impacto significativo, proporcionando aos docentes a oportunidade de revisitar o Projeto Político-Pedagógico da escola, um documento frequentemente negligenciado. Os resultados destacam o efeito positivo do PRP em promover uma abordagem reflexiva e colaborativa na prática docente, evidenciando a importância para a FC.

Biografia do Autor

Gabriele Maidano Roveda, Universidade Federal de Santa Maria

gabyh.roveda@gmail.com. Mestre em Ciências do Movimento e Reabilitação (UFMS). Vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física: Iniciação à Docência e formação Continuada. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2175-340X.

João Paulo Freitas da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

jpfreitasdasilva2009@gmail.com. Formado em Educação Física Bacharelado e mestrando na pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação. https://orcid.org/0000-0003-0725-6757.

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria

rosalvo.sawitzki@ufsm.br. Professor Associado 4 do CEFD/UFSM e Doutor em Educação pela UNISINOS. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5768-6021.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Roveda, G. M., Freitas da Silva, J. P., & Sawitzki, R. L. (2024). Transformações no planejamento pedagógico e no desenvolvimento profissional: a influência do Programa Residência Pedagógica . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 76–91. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1655