Bullying: legislação brasileira e o impacto social do fenômeno no contexto escolar
Palabras clave:
Bullying. Educação. Legislação Brasileira. Contexto Escolar.Resumen
O bullying,termo originádo da língua inglesa, é um conceito amplo e possível de ocorrência em vários amboentes, com destaque para o contexto escolar. Na legislação brasileira, há referência a oito tipos de bullying: verbal, moral, sexual, social, psicológico, físico, material e virtal. Por meio de uma análise bibliográfica qualitativa, a pesquisa buscou investigar o impacto da ocorrência do bullying no contexto escolar. Foram apresentadas estatísticas nacionais e globais quanto à presença social do bullying na área educacional e o impacto social desta prática neste contexto. Considera-se que o enfrentamente deste fenômeno torna-se multidisciplinar e ganha contornos relebantes de debate na comunidade escolar.
Palavras-chave: Bullying. Educação. Legislação Brasileira. Contexto Escolar.
Citas
BRASIL. Código Civil, 2002. BRASIL. Código Penal, 1940.
BRASIL. Constituição Federal, 1988.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996. BRASIL. Lei 7.716, 1989.
BRASIL. Lei 13.185, 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)
ANDREATTA, C; MORAES, T. S. R; MAFUMBA, A. C. O bullying em uma escola municipal de Linhares, Estado do Espírito Santo. REGRASP, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 52-70, set.2017.
BEANE, A. L. Proteja seu filho do bullying. Rio de Janeiro: Best Seller, 2010.
CALHAU, L. B. Bullying: O que você precisa saber. Niterói: Impetus, 2010.
CANTINI, N. Problematizando o “Bullying” para a realidade brasileira. Campinas: PUC-Campinas, 2004.
FANTE, C. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2. ed. Campinas: Verus Editora, 2005.
FERNANDES, G; YUNES, M. A. M; TASCHETTO, L. R. Bullying no ambiente escolar: o papel do professor e da escola como promotores de resiliência. Revista Sociais & Humanas, Santa Maria, v. 30, n. 3, p. 141-154, 2017.
OLWEUS, D. S. In: SMITH, P. K. et al. (Eds.). The nature of school bullying: a cross-national perspective. London: Routledge, p. 7-27, 1999.
SILVA, L. O; BORGES, B. S. Bullying nas escolas. Direito & Realidade, Monte Carmelo, v. 6, n. 5, p. 27-40, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.