Bullying: legislação brasileira e o impacto social do fenômeno no contexto escolar

Autores/as

  • Felipe Freitas de Araújo Alves UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP http://orcid.org/0000-0002-5844-0485
  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP http://orcid.org/0000-0002-4805-4345
  • Ana Patricia Ribeiro Approbato UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP
  • Angela Carolina Soncin Universidade de Ribeirão Preto/SP - UNAERP

Palabras clave:

Bullying. Educação. Legislação Brasileira. Contexto Escolar.

Resumen

O bullying,termo originádo da língua inglesa, é um conceito amplo e possível de ocorrência em vários amboentes, com destaque para o contexto escolar. Na legislação brasileira, há referência a oito tipos de bullying: verbal, moral, sexual, social, psicológico, físico, material e virtal. Por meio de uma análise bibliográfica qualitativa, a pesquisa buscou investigar o impacto da ocorrência do bullying no contexto escolar. Foram apresentadas estatísticas nacionais e globais quanto à presença social do bullying na área educacional e o impacto social desta prática neste contexto. Considera-se que o enfrentamente deste fenômeno torna-se multidisciplinar e ganha contornos relebantes de debate na comunidade escolar.

Palavras-chave: Bullying. Educação. Legislação Brasileira. Contexto Escolar.

 

Biografía del autor/a

Felipe Freitas de Araújo Alves, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto/SP (UNAERP); Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade Futura; Graduado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP), Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF); Equivalência a Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Nanuque (FANAN); Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Professor na Escola Superior de Direito (ESD)

Maria Cristina Vidotte Blanco Tarrega, UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Doutora em Direito pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Ana Patricia Ribeiro Approbato , UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO - UNAERP

Mestranda do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto/SP.

Angela Carolina Soncin, Universidade de Ribeirão Preto/SP - UNAERP

Mestranda do Programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da Universidade de Ribeirão Preto/SP - UNAERP

Citas

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Publicado

2021-09-13

Cómo citar

Alves, F. F. de A., Tarrega, M. C. V. B., Approbato , A. P. R. ., & Soncin, A. C. (2021). Bullying: legislação brasileira e o impacto social do fenômeno no contexto escolar. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 571–584. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1037