Estudo das questões da sociedade, formação para o desenvolvimento humano e a práxis fenomenológica da educação em Merleau-Ponty / Study os social issues, education for human development, and the phenomenological praxis of education in Merleau-Ponty

Autores/as

Palabras clave:

Educação, Fenomenologia, Alteridade.

Resumen

Resumo:  O presente artigo nos mostra que a Educação é tema controverso e muito debatido em todo o mundo. No Brasil parece haver um descompasso na questão educacional. Discutem-se amplamente as questões voltadas à aprendizagem, olhando-se atentamente para os alunos, professores, escolas e processos, mas com olhares menos atentos à Educação como Ciência e Fenômeno específico, amplo e complexo, conforme definição de Gadotti (2012). Assim, ao passo que Darcy Ribeiro (2011), desde 1977, já dizia que o Brasil amargava crise educacional in perpetuum, sempre insolucionável e, aparentemente, com anuência e intencionalidade por parte do poder público e elites econômicas e intelectuais, chegamos a cunhar jargões que têm certo cinismo tal qual 'a Educação pode mudar o Brasil. A proposta é analisar, portanto, a Educação como processo fenomenológico amplo, por meio de pesquisa qualitativa, buscando compreender o significado que esta assume para sujeitos e para a sociedade como ator principal de mudança.

Palavras-chave: Educação; Fenomenologia; Alteridade.

 

Abstract: This article shows that Education is a controversial and much-debated subject throughout the world. In Brazil there seems to be a mismatch in the educational issue. Curriculum and learning issues are widely discussed, with a greater emphasis of students, teachers, school and processes to the detriment of education as science and as a specific, broad and complex phenomenon, as defined by Gadotti (2012). Thus, while Darcy Ribeiro (2011), back in 1977, already said that Brazil faces an educational crisis in perpetuity, always insolvable, and apparently with the consent and intentionality of governments and economic and intellectual elites, rather cynical slogans – such as 'Education can change Brazil' – have been coined. Therefore, the proposal is to analyze education as a broad phenomenological process, through qualitative research and seeking to understand the meaning that this assumes for individuals and for the society as the main actor of change.

Keywords: Education; Phenomenology; Otherness.

Biografía del autor/a

Renan Antonio da Silva, Universidade Estadual do Tocantins e Universidade de Mogi das Cruzes

Licenciado em Ciências Sociais (2011). Obteve os títulos de Mestre em Desenvolvimento Regional - Políticas Públicas (2014) e Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Foi bolsista, no início do Doutorado, pela Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Foi Pesquisador Associado no Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI/UNESP) e no Laboratório de Estudos em Políticas Públicas (LEPP/UNESP). Atualmente realiza Estágio Pós - Doutoral (Pós - Doutorado) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Marilia) e na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Participante, como orientador, da Liga da Alegria da UMC, composta por alunos das Faculdades de Medicina, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Engenharia e Direito. Pesquisador - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Participou de vários projetos de pesquisa. Em 2009 recebeu da Câmara Municipal de Uberaba, Minas Gerais, o Título de Cidadão Honorário Uberabense. Em 2017, recebeu uma Moção de Congratulações pela Câmara Municipal de Araraquara, São Paulo. Em 2017, foi indicado para receber a Medalha Rui Barbosa (Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro). Avaliador da Editora Universitária (EdUFT) - Universidade Federal do Tocantins - UFT e da Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO). Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Educação, Saúde, Formação Docente, Educação Inovadora, Administração Escolar, Inclusão, Preconceito, Ética, Etnometodologia e História Educacional. Entre suas obras destacam-se: "Brasil e suas histórias : ética, política e cidadania" e "Gênero, Educação e Sexualidade: pesquisas e vivências", financiados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Publicou diversos artigos científicos no Brasil e exterior, escrevendo ao lado da Profa. Dra. Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ). Parecerista em diversos periódicos nacionais e internacionais, destacando-se os seguintes: "Educação e Pesquisa" - Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (Qualis A1) e a Revista Educación da Universidad de Costa Rica. Membro editorial do Journal of Contemporary Educational Research (EUA) e do International Journal of Science, Technology and Society (IJSTS). Foi Chefe de Gabinete da Reitoria do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Avaliador Ad Hoc do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj) na plataforma do Ministério da Educação (MEC). Avaliador Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi avaliador do Erasmus Mundus Students and Alumni Association (EMA) nas áreas de Antropologia e Sociologia (2015-2016). Pesquisador no Laboratório de Estudos da Violência, Gênero e Sexualidade (UFMS), Grupo de Pesquisas Gêneros e Sexualidades na História (UNILAB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS) da UNESP - Marília.

Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins

 Graduada em Letras (pela UFG), Mestre em Letras e Linguística (pela UFG), Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (pela UFBA) e Pós-Doutora em Letras (pela UFG). Atualmente é professora na Unitins e na Faculdade Itop; é editora das revistas Humanidades & Inovação (ISSN: 2358-8322) e Multidebates (ISSN: 2594-4568). Integra o projeto Figuras da Ficção, colaborando no Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa, do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Darlene Teixeira Castro, Universidade Estadual do Tocantins

Realizou estudos de pós-doutoramento em Redes sociais na Universidade Federal do Tocantins (UFT) (2018) , pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Doutora em Comunicação e Culturas Contemporâneas pela UFBA (2012), Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Especialização em Metodologias e Linguagens em EaD (2007) pela Universidade do Tocantins (UNITINS), Especialização em Gestão e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2004), Graduação em Jornalismo (2008) e Letras (2001) pelo Centro Universitário Luterano de Palmas. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Tocantins. Tem experiência na área de Comunicação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, educação, comunicação, conhecimento, interdisciplinaridade, ciência da informação e educação a distância.

Publicado

2020-02-02

Cómo citar

Silva, R. A. da, Vicente, K. B., & Castro, D. T. (2020). Estudo das questões da sociedade, formação para o desenvolvimento humano e a práxis fenomenológica da educação em Merleau-Ponty / Study os social issues, education for human development, and the phenomenological praxis of education in Merleau-Ponty. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(24), 166. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/153