Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular

Autores/as

  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Igor Daniel Martins Pereira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Monica Coswig Fischer Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palabras clave:

Formação de professores, Estágio curricular, Prática docente.

Resumen

Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.

Biografía del autor/a

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel.

Igor Daniel Martins Pereira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

Monica Coswig Fischer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Acadêmica do curso de Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Publicado

2014-07-20

Cómo citar

Nörnberg, M., Pereira, I. D. M., & Fischer, M. C. (2014). Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 262–275. ecuperado a partir de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295