Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular

Auteurs-es

  • Marta Nörnberg Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Igor Daniel Martins Pereira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Monica Coswig Fischer Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Mots-clés :

Formação de professores, Estágio curricular, Prática docente.

Résumé

Este artigo apresenta formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. Os resultados são decorrentes de pesquisa que procurou entender quais são os componentes que formam a ação docente do professor supervisor (da Instituição de Formação e da Escola) e do acadêmico estagiário. Realizamos a análise dos Relatórios de Estágio, escritos pelos acadêmicos estagiários durante o estágio. A análise mostra formas de aprendizagem da docência marcadas por sentimentos ambíguos que resultam da relação vivida com os professores da escola e os alunos. Descreve concepções de atuação docente que se fazem entre a ação tradicional e a construtivista.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Nörnberg, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel.

Igor Daniel Martins Pereira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas. Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

Monica Coswig Fischer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Acadêmica do curso de Pedagogia. Bolsista de Iniciação Científica CNPq.

Téléchargements

Publié-e

2014-07-20

Comment citer

Nörnberg, M., Pereira, I. D. M., & Fischer, M. C. (2014). Formas de aprendizagem da docência de acadêmicos em estágio curricular. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 5(10), 262–275. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/295