A comunicação não-violenta

potencial no desenvolvimento de competências em deliberação coletiva na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1662

Palavras-chave:

Bioética deliberativa, Direitos humanos, Educação para a paz, Engajamento, Psicoeducação

Resumo

Partindo da hipótese de compatibilidade da técnica Comunicação Não-Violenta (CVN) com os pressupostos bioéticos, objetivou-se avaliar as dimensões de aplicação da CNV em estudos científicos. Para tal, procedeu-se uma revisão integrativa, sendo recuperados 361 artigos dos quais e 30 foram analisados criticamente. Foi atestada a aplicação em diferentes contextos culturais, geográficos e acadêmicos, especialmente na educação básica, contudo condicionado a uma psicoeducação para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, equipe pedagógica e família. Os valores mobilizados confluíram com pressupostos da Bioética Deliberativa, Principialista, Intervencionista e Ambiental, demostrando o potencial para a promoção de uma educação para a paz e para o compromisso e o engajamento socioambiental para um futuro factível.

Biografia do Autor

Marta Luciane Fischer, PUCPR

Bióloga, Artista Plástica, Mestre e doutora em Zoologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifica Universidade Católica do Paraná.  https://orcid.org/0000-0002-1885-0535.  marta.fischer@pucpr.br.

Alex Aparecido da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR. Professor de Ciências na Secretaria de Estado da Educação e Esporte do Paraná. https://orcid.org/0009-0007-4277-867X. alex_a.silva@yahoo.com.br

Referências

ALLEN, Douglas. Mahatma Gandhi on violence and peace education. Philosophy East and West, v. 57, n. 3, p. 290-310, 2007. DOI: 10.1353/pew.2007.0029. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20109407. Acesso em: 26 jul. 2024.

ALMEIDA, Cristóvão Domingos; ROBALLO, Lins; OLIVEIRA, Simone Barros de. Comunicação não violenta e círculo de diálogo com equipes multidisciplinares. Diálogos Interdisciplinares, v. 9, n. 3, p. 74-87, 2020.

ARNESEN-TRUNZO, Melissa D. Identifying techniques for encouraging compassionate communication: supporting behaviour for international primary school students in Shanghai, China. Open Journal of Social Sciences, v. 3, n. 6, p. 50-60, 2015. DOI: 10.4236/jss.2015.36011. Disponível em: https://www.scirp.org/pdf/JSS_2015052211571268.pdf. Acesso em: 17 set. 2024.

ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1381-1416, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000400017. Acesso em: 17 set. 2024.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BIAGGIO, Angela Maria Brasil. Kohlberg e a “Comunidade Justa”: promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: reflexão e crítica, v. 10, n. 1, p. 47-69, 1997. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-79721997000100005. Acesso em: 19 set. 2024.

BOTLER, Alice Miriam Happ. Juventude e escola: violência e princípios de justiça em escolares de ensino médio. Cadernos Cedes, v. 40, p. 26-36, 2020. DOI: 10.1590/CC220208. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/6kvYX3yQpPtkDd6xFBmrg5f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE., 26 jun 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 19 set. 2024.

CAMPO, Louise Ariane da; PARZIANELLO, Geder Luis. A comunicação não violenta no mercado de trabalho da mulher jornalista. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 20, n. 42, 2021. DOI: 10.5902/2175497741040. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/41040/pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos da Escola, v. 16, n.35, p.285-293,2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1620/1108. Acesso em: 19 set. 2024.

CHAVES, Érica Cristina Braga. Uma proposta integrativa entre Piaget, Wallon, Vygotsky e Bronfenbrenner, para aperfeiçoamento dos estilos parentais no desenvolvimento intelectual e formação emocional. Revista Formadores, v. 16, n. 1, 2023. DOI: 10.25194/rf.v16i1.1628. Disponível em: https://adventista.emnuvens.com.br/formadores/article/view/1628/1142. Acesso em: 19 set. 2024.

CONNOR, Jane Marantz; KILLIAN, Dian. Connecting across differences: Finding common ground with anyone, anywhere, anytime. Encinitas, CA: PuddleDancer Press, 2012.

CRUZ, Catharina Eugeni Schier da; SALLES-FILHO, Nei Alberto. A promoção da educação para a paz na educação básica, através da educação física: análise das produções (2007-2016) do programa de desenvolvimento educacional do Paraná à luz das cinco pedagogias da paz. Caderno Pedagógico, v. 20, n. 7, p. 3005-3021, 2023. DOI: 10.54033/cadpedv20n7-030. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1559/1614. Acesso em: 19 set. 2024.

CRUZ, Eduardo Picanco; CUNHA, Jéssica Silveira; FONTANILLAS, Carlos Navarro. Aplicação dos Métodos de Borda e da Análise Hierárquica para Avaliar as Decisões Coletivas: um Estudo sobre a Preferência por Refrigerantes em uma Cidade no Interior. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/12016104.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

DURAND, Guy. Introdução Geral à Bioética. São Paulo: Loyola, 2010. 431 p.

DZAFEROVIC, Mirsada. The effects of implementing a program of nonviolent communication on the causes and frequency of conflicts among students. Teme-Casopis Za Drustvene Nauke, v. 42, n. 1, p. 57-74, 2018. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=668801. Acesso em: 19 set. 2024.

FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. Educação Infantil: pra que te quero. Rio de Janeiro: Artmed, 2001.

FISCHER, Marta Luciane; MOSER, Ana Maria; DINIZ, Ana Laura Furlan. Bioética e Educação: A utilização do nivelamento moral como balizador para construção de um agente moral consciente, autônomo e reflexivo. In: RENK, Valquiria. Bioética e educação múltiplos olhares. Curitiba: Prismas, 2016. p. 33-67.

FISCHER, Marta Luciane; CUNHA, Thiago; RENK, Valquiria; SGANZERLA, Anor; SANTOS, Juliana. Da ética ambiental à bioética ambiental: antecedentes, trajetórias e perspectivas. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 24, n. 2, p. 391-409, 2017. DOI: 10.1590/S0104-59702017000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/RWy3SRjRfxx8yZXSxrtvvQC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2024.

FISCHER, Marta Luciane; ROSANELI, Carolina Fernandes; FARIAS, Marina Kobai; MARTINS, Gerson Zafalon. E-caminho do diálogo: ambientes virtuais como espaço coletivo de construção ética. Revista Bioética, v. 30, n. 2, p. 258-271, 2022. DOI: 10.1590/1983-80422022302523PT. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/Sb9TLX9VLLYdgMHM34rXqvk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2024.

FISCHER, Marta Luciane; LUMMERTZ, Thierry Betazzi; SANTOS-JUNIOR, Robiran José dos; ARTIGAS, Natalia Aline Soares. Bioética na escola: ensinando os caminhos da deliberação para as crianças. Curitiba: CRM-PR, 2022.

GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Penso Editora, 2009.

GARRAFA, Volnei. Da bioética de princípios a uma bioética interventiva. Rev. bioét v. 18, p. 125-134, 2005. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/97. Acesso 19 set. 2024.

GIGOSKI, Iarana de Castro; PACHECO, Luci Mary Duso. Cultivando a convivência pacífica: comunicação não violenta na mediação de conflitos escolares. Revista Transmutare, v. 9, 2024. DOI: 10.3895/rtr.v9n0.18531. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rtr/article/view/18531/10247#. Acesso em: 19 set. 2024.

GOMES, Doris; APARISI, Juan Carlos Siurana. Deliberação coletiva: uma contribuição contemporânea da bioética brasileira para as práticas do SUS. Trabalho, Educação e Saúde, v. 15, p. 347-371, 2017. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00052. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00052. Acesso em: 19 set. 2024.

GRACIA, Diego. La deliberación moral: el método de la ética clínica. Med Clin (Barc), v. 117, n. 1, p. 18-23, 2001. DOI: 10.1016/S0025-7753(01)71998-7. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025775301719987. Acesso em: 19 set. 2024.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Debora Cristina Cordeiro Campos; ELIAS, Michele Cristina Almeida de Sousa.; GROSSI, Breno Henrique Ribeiro. Neurociência, comunicação não violenta e educação a distância: possíveis aproximações. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 38, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2060. Acesso em: 19 set. 2024.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: História breve da humanidade. 1. ed. São Paulo: Elsinore, 2013.

HAVRYLIV, Oksana. Verbale Aggression und verbale Gewalt: Aspekte zum Einbeziehen in den Sprachunterricht. Linguistische Treffen in Wroc?aw, v. 18, n. 2, p. 137-151, 2020. Disponível em: https://www.ceeol.com/search/article-detail?id=915335. Acesso em: 19 set. 2024.

HOFFMAN, Martin L. Empathy and moral development. The Annual Report of Educational Psychology in Japan, v. 35, p. 157-162, 1996. DOI: 10.5926/arepj1962.35.0_157. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/arepj1962/35/0/35_157/_pdf/-char/en. Acesso em: 19 set. 2024.

IBIAPINA, Aricelma Costa. Violência sexual infantojuvenil intrafamiliar / Domestic sexual violence against children and adolescents. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 472–487, 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/238. Acesso em: 18 set. 2024.

JACKSON, Gregg B. Methods for integrative reviews. Review of Educational Research, v. 50, n. 3, p. 438-60, 1980. DOI: 10.3102/00346543050003438. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543050003438. Acesso em: 19 set. 2024.

JANISSEK-MUNIZ, Raquel; LESCA, Humbert; FREITAS, Henrique. Inteligência estratégica antecipativa e coletiva para tomada de decisão. Revista Organizações em Contexto, v. 2, n. 4, p. 92-118, 2006. DOI: 10.24883/IberoamericanIC.v1i1.6. Disponível em: https://iberoamericanic.org/rev/article/view/6/15. Acesso em: 19 set. 2024.

KNOENER, Darlene Ferraz; SANTOS, Natália Cristina Pupin; DUARTE, Lídia Morcelli. A promoção da convivência ética e a prevenção da violência na escola: Considerações sobre a formação docente. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, p. e022094-e022094, 2022. DOI: 0000-0001-7384-7024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/16954/13587. Acesso em: 19 set. 2024.

KOOPMAN, Sara; SELIGA, Laine. Teaching peace by using nonviolent communication for difficult conversations in the college classroom. Peace and Conflict Studies, v. 27, n. 3, p. 2, 2021. DOI: 10.46743/1082-7307/2021.1692. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1692&context=pcs. Acesso em: 19 set. 2024.

LEITE, Rosa Domingues. O papel da escola na apropriação da inteligência emocional. Revista Científica Educ@ção, v. 3, n. 5, p. 605-621, 2019. Disponível em: https://www.eev.com.br/revistaeducacaoemfoco/3%20-%20Rosa%20Domingues%20Leite%20-%2011%20a%2027.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

LOOS, Helga; ZELLER, Thomas Vincenz. Aprendendo a “brigar melhor”: administração de conflitos sem violência na escola. Interação em Psicologia, v. 11, n. 2, 2007. DOI: 10.5380/psi.v11i2.7471. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/7471. Acesso em: 19 set. 2024.

MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicologia em Estudo, v. 16, p. 647-657, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/cvL9hMXKctvZpzF3nLFdyYw/?lang=pt. Acesso em: 19 set. 2024.

MAKSIMOVIC, Jelena; MILANOVIC, Nedeljko M.; ZAJIC, Jelena Osmanovic. The role of action research in the prevention of violent communication of students. Research in Pedagogy, v. 12, n. 1, p. 216-225, 2022. DOI: 10.3316/informit.526524834250533 . Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/informit.526524834250533. Acesso em: 19 set. 2024.

MALAGARI, Claudia Natali; LOPES, Edilaine Vieira; SCHLESNER, Gabriela Martins. A importância da comunicação não-violenta nos processos pedagógicos para o desenvolvimento regional. Formação de Professores em Revista-Faccat, v. 2, n. 1, p. 56-69, 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/formacao/article/view/2179. Acesso em: 19 set. 2024.

MARQUES, Fernanda Telles; ASSUNÇÃO, Fernanda Oliveira Franco. Percepções docentes sobre violência institucional escolar e assédio moral horizontal. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 246–266, 2015. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/270. Acesso em: 18 set. 2024.

MATOS, Alan Henrique de Melo.; DA SILVA, Ananda Fernandes Rodrigues.; DA SILVA, Mylena Paz; DA COSTA, Lairton Jose. Comunicação não violenta no ambiente escolar: Educar para a paz. Revista Diálogos Acadêmicos IESCAMP, v. 5, n. 1, p. 14-25, 2021. Disponível em: https://revista.iescamp.com.br/index.php/redai/article/view/99/68. Acesso em: 19 set. 2024.

MATSATSINIS, Nikolaos F.; GRIGOROUDIS, Evangelos; SAMARAS, Athanasius. Aggregation and disaggregation of preferences for collective decision-making. Group Decision and Negotiation, v. 14, p. 217-232, 2005. DOI: 10.1007/s10726-005-7443-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10726-005-7443-x. Acesso em: 19 set. 2024.

MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Teoria Crítica e democracia deliberativa: diálogos instáveis. Opinião Pública, v. 19, p. 49-64, 2013. DOI: 10.1590/S0104-62762013000100003. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-62762013000100003. Acesso em: 19 set. 2024.

MOTTA, Ana Raquel. A dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos. Revista Encantar, v. 1, n. 3, p. 237-258, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8727. Acesso em: 19 set. 2024.

OLIVEIRA, Otavio Lima. Comunicação não-violenta como ferramenta pedagógica: por uma prática docente propositiva e colaborativa. Revista Perspectiva Sociológica, v. 24, p. 97-114, 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em: 19 set. 2024.

OLIVEIRA, Simone Barros de; VIEIRA, Monique Soares; COFFI, Maria Fernanda Avila. Educação para a paz e direitos humanos: a contribuição da comunicação não violenta. Verum: Revista de Iniciação Científica, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/88. Acesso em: 19 set. 2024.

PARANHOS, Flávio R. L. Bioética principialista. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v. 10, n. 19, p. 39-54, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/1978/pdf_1. Acesso em: 19 set. 2024.

PEREIRA, Felipe Reis; WELLICHAN, Daniele da Silva. P.; GEJÃO, Fernanda de Carvalho; GARCIA, Nathália Medina. Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 11, n. 26, p. 227-240, 3 jan. 2024. DOI: 10.55028/pdres.v11i26.19189. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19189/13482. Acesso em: 19 set. 2024.

PISKE, Eliane Lima; GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar. Práticas educativas ambientais na formação de educadores das infâncias. Texto Livre, v. 14, n. 1, p. e25698, 2021. DOI: 10.35699/1983-3652.2021.25698. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/p4vJdNNGRcKCWDL5nSLsvzK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 set. 2024.

PRIGOZHIN, Arkadii Il’ich. Game Methods of Collective Decision Making in Management Consulting. Soviet Education, v. 33, n. 12, p. 25-45, 1991. DOI: 10.2753/RES1060-9393331225. Disponível em: https://doi.org/10.2753/RES1060-9393331225. Acesso em: 19 set. 2024.

QUINTANA, Carmem L. P. Cristais Partidos e Comunicação Não Violenta no Cotidiano Empresarial. Revista Cadernos de Negócios, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.unifeso.edu.br/index.php/cadernosdenegocios/article/view/2519. Acesso em: 19 set. 2024.

RABBANI, Martha Jalali. Educação para a paz: desenvolvimento histórico, objetivos e metodologia. Cultura de Paz, p. 63, 2003. Disponível em: https://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/a_pdf_dh/cartilha_cultura_da_paz.pdf#page=63. Acesso em: 19 set. 2024

REIMER, Ivoni Richter; RODRIGUES, Elisa; OLIVEIRA, Hélyda di. Educar para a paz: a paz como educação. Caminhos - Revista de Ciências da Religião, v. 17, p. 436-444, 2019. DOI: 10.18224/cam.v16i2.6810. Disponível em: https://doi.org/10.18224/cam.v16i2.6810. Acesso em: 19 set. 2024.

REMÍGIO, Arthur Nunes. A comunicação não-violenta aplicada ao contexto escolar de Mossoró/RN: uma análise dos relatos de experiências de facilitadores de práticas restaurativas. Revista Estudantil Manus Iuris, v. 1, n. 2, p. 67-85, 2020. DOI: 10.21708/issn2675-8423.v1i2a9876.2020. Disponível em: https://periodicos.ufersa.edu.br/rmi/article/view/9876/10471. Acesso em: 19 set. 2024.

RITA, Francine Michele; DAGANI, Cassiane; DA SILVA, Everaldo. Comunicação não violenta e educação para a paz: ferramentas de diálogo para educadores do município de Brusque/SC no pós-pandemia. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 17, n. 2, p. 14-34, 2023. DOI: 10.13140/RG.2.2.10084.09608. Disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.10084.09608. Acesso em: 19 set. 2024.

RODRIGUES, Francisco Alex; CARVALHO, Sayara Sá de Felipe; MELO, Adriana Soely André de Souza. Alfabetização das Competências Socioemocionais na Educação Infantil: Habilidades para a Vida. ID on line. Revista de Psicologia, v. 15, n. 54, p. 150-170, 2021. DOI: 10.14295/idonline.v15i54.2952. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2952/4633. Acesso em: 19 set. 2024.

RODRIGUES, Natálie dos Reis; BECKER, Maria Luiza Rheingantz. Jogos cooperativos e sua contribuição na educação para a paz. Temas em Educação Física, v. 5, n. 1, p. 96-111, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218596/001122769.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 set. 2024.

RODRÍGUEZ, Víctor Domínguez; DEAÑO, Manuel; GONZÁLEZ, Fernando Tellado. Incidencia de los distintos tipos de violência escolar en Educación Primaria y Secundaria. Universidade de Vigo, España, 2020. DOI: 10.17811/rifie.49.4.2020.373-384. Disponível em: https://reunido.uniovi.es/index.php/AA/article/view/15424/13462. Acesso em: 19 set. 2024.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Editora Agora, 2006.

SANTOS, Maria Angélica da Silva Costa. A comunicação não violenta como instrumento para uma cultura de paz: uma proposta para as escolas da rede estadual de Sergipe. Ideias e Inovação - Lato Sensu, v. 4, n. 2, p. 89, 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/5611. Acesso em: 19 set. 2024.

SANTOS-JUNIOR, Robiran José; FISCHER, Marta Luciane. A vulnerabilidade do professor diante dos desafios da educação ambiental. Cadernos de Pesquisa, v. 50, n. 178, p. 1022-1040, 2020. DOI: 10.1590/198053147037. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/v50n178/1980-5314-cp-50-178-1022.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

SCHOPPE, Sebastian; STÜCK, Marcus. Wertschätzende Kommunikation in Kindertagesstätten. Prävention und Gesundheitsförderung, p. 1-8, 2012. DOI: 10.1007/s11553-012-0352-3. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11553-012-0352-3. Acesso em: 19 set. 2024.

SOALHEIRO, Luiza. Mediação e comunicação não violenta: meios viáveis para a melhoria da relação médico-paciente. Observatório de la Economía Latinoamericana, v. 22, n. 7, p. e5570-e5570, 2024. DOI: 10.55905/oelv22n7-019. Disponível em: https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/5570. Acesso em: 19 set. 2024.

SOUZA, Cristiane Vilhena; SANTOS, Kátia Paulino. Desafios na resolução de conflitos no ambiente escolar: práticas restaurativas na educação. Inovação & Tecnologia Social, v.1, n. 2, p.119-140, 2019. DOI:10.47455/2675-0090.2019.1.2.2049. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/inovacaotecnologiasocial/article/view/2049. Acesso em: 19 set. 2024.

SUZIC, Nenad.; LUKA, Banja.; MARIC, Tatjana; MALESEVIC, Dane. Effects of nonviolent communication training program on elementary school children. Arctic, v. 71, n. 8, p. 3-10, 2018. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/61858519/ . Acesso em: 19 set. 2024.

TATTERSALL, Ian. Language and the origin of symbolic thought. Cognitive Archaeology and Human Evolution. Cambridge: University Press, 2009.

TOBASE, Lúcia, CARDOSO, Sandra, RODRIGUES, Renata...PERES, Heloise. Comunicação não violenta como tecnologia leve no contexto da enfermagem: revisão integrativa. Enfermagem Brasil, v. 21, n. 5, p. 621-635, 2022. DOI: 10.33233/eb.v21i5.4936. Disponível em: https://doi.org/10.33233/eb.v21i5.4936. Acesso em: 19 set. 2024.

TRINDADE, Elaine Ap Berlanga; CRUZ, Vanessa Santos; TRINDADE, Dorival Paula. A aplicação da técnica de comunicação não violenta (CNV) no relacionamento entre líder e liderado em ambiente de teleatendimento. Revista Intraciência, p. 12, 2017. Disponível em: https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170531140359.pdf. Acesso em: 19 set. 2024.

TROMBETTA, Sérgio; PEREIRA, Vilmar Alves; ZITKOSKI, Jaime José. Atualidade da teoria crítica nos processos de formação: desafios para pensar a educação para a paz após Auschwitz. Revista da Faculdade de Educação, v. 39, n. 1, p. e392320, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392320. Disponível em: https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392320. Acesso em: 19 set. 2024.

VUKANOVIC, Nemanja. The relationship between the type of communication in the family and the success of students in mathematics in the fifth grade. Drustvene i humanisticke studije, v. 7, n. 4 (21), p. 503-520, 2022. DOI: 10.51558/2490-3647.2022.7.4.503 . Disponível em: https://dhs.ff.untz.ba/index.php/home/article/view/838. Acesso em: 19 set. 2024.

WEILER, Márcia Léia Bomm; FREITAS, Amílcar Cardoso Vilaça de. Caminhos para a paz: comunicação não violenta e práticas de justiça restaurativa como potencializadoras de habilidades socioemocionais. Simbiótica: Revista Eletrônica, v. 10, n. 3, p. 134-167, 2023. DOI: 10.47456/simbitica.v10i3.38764. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/simbiotica/article/view/38764. Acesso em: 19 set. 2024.

WERTHEIN, Jorge, CUNHA, Célio da. Fundamentos da nova educação. Cadernos UNESCO Brasil: série educação, 5. 2000. Disponível, em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129766. Acesso em: 17 set. 2024.

WHITTEMORE, Robin. Rigour in integrative reviews. In: WEBB, C.; ROE, B. Reviewing research evidence for nursing practice: systematic reviews. p. 149-156, 2007. DOI: 10.1002/9780470692127.ch11. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/9780470692127.ch11. Acesso em: 19 set. 2024.

ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone. Bioética clínica na diversidade: a contribuição da proposta deliberativa de Diego Gracia. Bioethikos, v. 6, n. 1, p. 49-57, 2012. Disponível em: https://repositorio.usp.br. Acesso em: 19 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Fischer, M. L., & Silva, A. A. da. (2025). A comunicação não-violenta: potencial no desenvolvimento de competências em deliberação coletiva na educação básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 95–118. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1662