Hermenêutica crítica e pesquisa em educação

caminhos da investigação interpretativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1897

Palavras-chave:

método, hermenêutica crítica, pesquisa em educação, investigação interpretativa

Resumo

Este estudo de cunho teórico-metodológico procura investigar, na literatura hermenêutica, possibilidades de fundamentação e orientação de caminhos investigativos à pesquisa em Educação. Compreendendo a hermenêutica como um processo de desvelamento interpretativo, o estudo busca identificar seu trabalho na interpretação e revelação de um mundo frequentemente falsificado e mistificado pelas relações de poder. A pesquisa parte da premissa de que a compreensão, realizada com consciência metodológica, não deve apenas finalizar interpretações, mas torná-las conscientes e verificáveis, alicerçando o entendimento sobre o objeto-sujeito interpretado. Desta forma, assume-se a epistemologia hermenêutica crítica como paradigma reflexivo, entendendo que é por meio da compreensão e da interpretação que se buscam métodos explicativos, que não se limitam à explicação, mas também abarcam a compreensão. O texto enfatiza que o método hermenêutico não se reduz a uma explicação exterior, nem é simplesmente um instrumento técnico ou um procedimento mecânico baseado em regras. Ao contrário, o método se configura como uma postura reflexiva e aberta, que permite múltiplos caminhos investigativos. Isso abre três perspectivas metodológicas fundamentais na hermenêutica: como história das ideias, como tradição epistemológica e como especulação. O texto conclui que a hermenêutica fornece instrumentos importantes que o método puramente analítico e o método dialético não pressupunham. Ao propor uma abordagem que valoriza a totalidade, a historicidade e a especulação, a hermenêutica crítica se apresenta como uma alternativa metodológica capaz de ampliar e aprofundar o olhar sobre os fenômenos educativos, promovendo uma investigação sensível à complexidade das relações humanas e aos desafios contemporâneos da pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Evandro Ghedin, Universidade Federal do Amazonas

Professor Titular-Livre da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Pós-Doutor em Didática e doutor em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Mestre em Educação pela UFAM. Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Atua nos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE-UFAM; EDUCANORTE; REAMEC.

Greicy Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

. Professora no Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades. Licenciada em Pedagogia pela UFAM. https://orcid.org/0000-0003-3030-8287.

Referências

BASSO, Maximino. Hermenêutica: Questão de método. Brasília: Universa, 1998a.

BASSO, Maximino. Hermenêutica: Questões referentes à natureza da hermenêutica. Brasília: Universa, 1998.

BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporânea. Lisboa: Edições 70, 1992.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. Cortez Editora, 2017.

DELEUZE, Gilles; GUATTAI, Félix. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DILTHEY, Wilhelm. Introdução às ciências do espírito: tentativa de fundamentação para o estudo da sociedade e da história. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

FRANCO, Sérgio de Gouveia. Hermenêutica e psicanálise na obra de Paul Ricoeur. São Paulo: Loyola, 1995.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

GADAMER, Hans-Georg. Verdad y metodo. Salamanca: Ediciones Sígme, 1977.

GHEDIN, Evandro. Hermenêutica e pesquisa em educação: caminhos da investigação interpretativa. In Anais do Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. Bauru: EDUSC. v. Único, 2004a. Disponível em: https://arquivo.sepq.org.br/IISIPEQ/Anais/pdf/gt1/10.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método da pesquisa em Educação. São Paulo: Cortez, 2025.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. 2 v. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. (Vol. I e II) Petrópolis: Vozes, 1992.

NIETZSCHE, Friedrich. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

PALMER, Richard. Hermenêutica. Lisboa: ed. 70, s.d.

RICOEUR, Paul. A crítica e a convicção. Lisboa: ed. 70, 1995.

RICOEUR, Paul. O conflito das Interpretações. Ensaios de Hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, 2007.

RICOEUR, Paul. Da Interpretação: Ensaio sobre Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologias. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

ROUANET, Sérgio Paulo. A razão cativa. As ilusões da consciência: de Platão a Freud. São Paulo: Brasiliense, 1990.

SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SILVA, Thaiany Guedes da; GHEDIN, Evandro; BOTH, Ilaine Inês. A Hermenêutica Crítica de Paul Ricoeur: uma perspectiva metódica à Pesquisa em Educação. Educação e Filosofia, 38:1-26 (2024).

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

STEIN, Ernildo. Aproximações sobre hermenêutica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

STEIN, Ernildo. Filosofia e educação: ensaios hermenêuticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

STEIN, Ernildo. Sobre alternativas filosóficas para a consciência de si. In STEIN, Ernildo; BONI, Luís A. de (Org.) Dialética e liberdade. Porto Alegre/Petrópolis: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Vozes, 1993, p. 88-104.

Downloads

Publicado

2026-02-21

Como Citar

Ghedin, E., & Nascimento, G. O. (2026). Hermenêutica crítica e pesquisa em educação: caminhos da investigação interpretativa. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(47), 10–42. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1897