Relação entre técnica, ciência e tecnologia
um olhar filosófico de Habermas e Galimberti
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1523Palavras-chave:
tecnologias, técnica, despolitizaçãoResumo
Neste artigo científico, a complexa relação entre tecnologia e sociedade é examinada por meio das perspectivas filosóficas de Umberto Galimberti e Jürgen Habermas. Sob a ótica de Galimberti, investiga-se o impacto da tecnologia na psique, afirmando que a essência do homem é a tecnologia; por outro lado, Habermas concentra seus estudos na participação do cidadão por meio da despolitização em massa, compreendendo a dinâmica social e o papel fundamental das tecnologias. Este artigo se baseia no objetivo de compreender a relação entre técnica, ciência e tecnologia à luz das concepções de Galimberti e Habermas. Trata-se de um artigo qualitativo e bibliográfico, com uma análise hermenêutica. Além de oferecer uma análise teórica, este trabalho é também um convite a uma profunda reflexão sobre as tecnologias na sociedade contemporânea
Referências
GALA, Paulo, Vivemos uma guerra fria tecnológica por empresa mais importante do planeta, Paulo Gala / Economia & Finanças, disponível em: <https://www.paulogala.com.br/vivemos-um-guerra-fria-tecnologica-por-empresa-mais-importante-do-planeta/>. Acesso em: 17 dez. 2023.
GALIMBERTI, Umberto. Psique e Techne: o homem na idade da técnica. São Paulo: Paulus, 2006.
GALIMBERTI, Umberto. O Ser Humano na Era da Técnica. Cadernos IHU Ideias, v. 13, n. 218, p. 1-28, 26, fev. 2015.
GHEDIN, Evandro. A condição e o discurso da “pós-modernidade” à luz das exigências educativas contemporâneas. In: SOUZA, Cecília Rodrigues de (Org.). Educação: Discurso e compromisso. Manaus: Valer/Foppi, 2006, p. 135-187.
GIMENO, Pilar. La teoría crítica de Habermas y la educación: hacia una didáctica crítico-comunicativa. Conciencia social: anuario de didáctica de la geografía, la historia y las ciencias sociales, n. 3, p. 13-41, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como “Ideologia”. Lisboa: Edições 70, 1993.
HABOWSKI, Adilson; CONTE, Elaine. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 1, p. 266–288, 2 jan. 2020.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da lógica: a doutrina da essência. Petrópolis/ Bragança: Vozes/Editora Universitária São Francisco, 2017.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Conferências e ensaios (Vorträge und Aufsätze), 2. ed. Tübingen, Günther Neske Pfullingen, 1959. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/QQFQSqx77FqjnxbGrNBHDhD/. Acesso em: 17 dez. de 2023.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2015.
OLANBUENGA, Alicia. “De la Técnica a la Téchne”. Revista A Parte Rei. (1), 1-14, 1997.
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia. v. III. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.