RELAÇÕES PÚBLICAS E CULTURA DE FÃS: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS FÃS BRASILEIROS DE K-POP NA INTERNET

Autores

  • Letícia Ferreira da SILVA UNISANTOS
  • Marcus Vinícius de Jesus BONFIM ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e820

Palavras-chave:

Relações Públicas. Internet. Mídias Sociais Digitais. Cultura de Fãs. K-pop.

Resumo

As Relações Públicas são uma atividade profissional e teórica centrada no sistema organização-públicos por meio da gestão da comunicação e relacionamentos. Considerando que o advento das tecnologias de internet e mídias sociais digitais causaram uma grande mudança na vida das pessoas, ou seja, dos públicos, é necessário que os profissionais dessa atividade estejam a par com tais transformações, pois a partir da compreensão que seus projetos poderão ser efetuados de maneira eficaz. Nesse sentido, este trabalho propõe o entendimento do comportamento ativo do público digital, que surgiu em consequência às novas tecnologias de comunicação, baseado no estudo da comunidade de fãs brasileiros de música pop sul-coreana, o k-pop. Entende-se que, a partir do estudo de grupos participativos por natureza uma maior compreensão do público contemporâneo pode ser alcançada, como o entendimento de que este público está a construir seus próprios espaços por meio da internet, utilizando plataformas já existentes para habitar e conviver conforme seu próprio conjunto de regras e costumes, sem grande interferência de terceiros.

Biografia do Autor

Letícia Ferreira da SILVA, UNISANTOS

Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), graduada em 2017. E-mail: ltcferreira@outlook.com.

Marcus Vinícius de Jesus BONFIM, ECA-USP

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor do Curso de Relações Públicas da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

Downloads

Publicado

2018-08-29