RELAÇÕES PÚBLICAS E CULTURA DE FÃS: ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS FÃS BRASILEIROS DE K-POP NA INTERNET

Letícia Ferreira da SILVA, Marcus Vinícius de Jesus BONFIM

Resumo


As Relações Públicas são uma atividade profissional e teórica centrada no sistema organização-públicos por meio da gestão da comunicação e relacionamentos. Considerando que o advento das tecnologias de internet e mídias sociais digitais causaram uma grande mudança na vida das pessoas, ou seja, dos públicos, é necessário que os profissionais dessa atividade estejam a par com tais transformações, pois a partir da compreensão que seus projetos poderão ser efetuados de maneira eficaz. Nesse sentido, este trabalho propõe o entendimento do comportamento ativo do público digital, que surgiu em consequência às novas tecnologias de comunicação, baseado no estudo da comunidade de fãs brasileiros de música pop sul-coreana, o k-pop. Entende-se que, a partir do estudo de grupos participativos por natureza uma maior compreensão do público contemporâneo pode ser alcançada, como o entendimento de que este público está a construir seus próprios espaços por meio da internet, utilizando plataformas já existentes para habitar e conviver conforme seu próprio conjunto de regras e costumes, sem grande interferência de terceiros.

Palavras-chave


Relações Públicas. Internet. Mídias Sociais Digitais. Cultura de Fãs. K-pop.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.