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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO ESTRATÉGIA PARA UMA FORMAÇÃO PLURAL

Autores

  • Andressa Fontes de Barros UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
  • Melissa Mendes Caputo Vicente UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2021.e1171

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a Educação Patrimonial como um instrumento capaz, e eficaz, de trabalhar a pluralidade utilizando a mediação em museus e patrimônios, proporcionando a produção do conhecimento de forma transversal. Leva-se em consideração a importância do trabalho educacional alinhado ao patrimônio cultural, reconhecendo a diversidade cultural a partir de conceitos como memória e identidade. Este trabalho tem como base as obras e guias de Evelina Grunberg, e Maria de Lourdes Horta que contribuem e desenvolvem trabalhos em torno da temática Educação Patrimonial; dos estudos e concepções de Stuart Hall em torno da identidade na contemporaneidade. Para tanto, a metodologia procede-se a partir do levantamento e análise bibliográfica a respeito das fontes existentes sobre a temática. O que permite concluir que a Educação Patrimonial deve ser considerada como um conceito e práticas fundamentais para a valorização, e respeito pela diversidade cultural. Desse modo, observa-se também o fortalecimento de memórias coletivas e individuais, das identidades, da redemocratização e da importância dos bens culturais - como museus e patrimônios - para com a sociedade.

Biografia do Autor

Andressa Fontes de Barros, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Santos.

Melissa Mendes Caputo Vicente, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Doutoranda em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). Possui Mestrado em Educação (2008) e Licenciatura Plena em História (2001) pela Universidade Católica de Santos. Professora nos cursos de História, Relações Internacionais e Pedagogia da Universidade Católica de Santos. Professora de Ensino Fundamental II e Médio na Escola Americana de Santos. Realiza projetos de pesquisa nas áreas de Gênero, História da Educação e História das Mulheres. Experiência em atividades de Simulação das Nações Unidas.

Publicado

2021-08-27

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