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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO ESTRATÉGIA PARA UMA FORMAÇÃO PLURAL

Autores/as

  • Andressa Fontes de Barros UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS
  • Melissa Mendes Caputo Vicente UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2021.e1171

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo compreender e analisar a Educação Patrimonial como um instrumento capaz, e eficaz, de trabalhar a pluralidade utilizando a mediação em museus e patrimônios, proporcionando a produção do conhecimento de forma transversal. Leva-se em consideração a importância do trabalho educacional alinhado ao patrimônio cultural, reconhecendo a diversidade cultural a partir de conceitos como memória e identidade. Este trabalho tem como base as obras e guias de Evelina Grunberg, e Maria de Lourdes Horta que contribuem e desenvolvem trabalhos em torno da temática Educação Patrimonial; dos estudos e concepções de Stuart Hall em torno da identidade na contemporaneidade. Para tanto, a metodologia procede-se a partir do levantamento e análise bibliográfica a respeito das fontes existentes sobre a temática. O que permite concluir que a Educação Patrimonial deve ser considerada como um conceito e práticas fundamentais para a valorização, e respeito pela diversidade cultural. Desse modo, observa-se também o fortalecimento de memórias coletivas e individuais, das identidades, da redemocratização e da importância dos bens culturais - como museus e patrimônios - para com a sociedade.

Biografía del autor/a

Andressa Fontes de Barros, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Santos.

Melissa Mendes Caputo Vicente, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Doutoranda em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV). Possui Mestrado em Educação (2008) e Licenciatura Plena em História (2001) pela Universidade Católica de Santos. Professora nos cursos de História, Relações Internacionais e Pedagogia da Universidade Católica de Santos. Professora de Ensino Fundamental II e Médio na Escola Americana de Santos. Realiza projetos de pesquisa nas áreas de Gênero, História da Educação e História das Mulheres. Experiência em atividades de Simulação das Nações Unidas.

Publicado

2021-08-27

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