PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
LEI MARIA DA PENHA E SUA APLICAÇÃO NO CRIME DE STALKING
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1417Resumo
A Lei Maria da Penha é uma importante legislação que busca prevenir e punir a violência doméstica contra mulheres. No entanto, sua aplicação ainda enfrenta desafios, especialmente em um contexto de rápida transformação social e tecnológica, como é o caso da chamada Sociedade da Informação. Este artigo analisa a importância da Lei Maria da Penha em um mundo cada vez mais conectado e digital, discutindo os desafios e oportunidades que a tecnologia apresenta para a prevenção e combate à violência contra a mulher. A primeira seção deste artigo aborda a violência contra a mulher, contextualizando-a com base na literatura feminista dos anos 1980. A segunda seção explora as inovações e alterações jurídicas que tornaram a Lei Maria da Penha um marco fundamental na luta contra a violência de gênero no Brasil. O artigo conclui que a referida lei representa um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Além de estabelecer medidas protetivas e punições mais rigorosas para os agressores, a lei trouxe mudanças importantes no âmbito jurídico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.