INTERNET, MÍDIAS SOCIAIS E O ENSINO ONLINE. UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES IMPACTOS SOBRE ADOLESCENTES EM PERÍODO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1425Resumo
O objetivo deste artigo foi verificar e analisar o panorama das publicações recentes, especificamente no período entre março e novembro de 2020, a partir da vigência da pandemia, sobre o uso de tecnologias na educação e impacto no comportamento do adolescente. O método foi Estudo de Revisão Bibliográfica com o objetivo de mapeamento e análise da produção literário-científica no período de março a novembro de 2020, composto de três fases: estudo do panorama, refinamento e análise de tendências e apresentação e discussão de conteúdo.Os resultados obtidos foram: a primeira fase identificou a frequência no uso dos descritores: Internet, Mídia Social, Ensino, Ensino Online na Pandemia, Ensino Híbrido na Pandemia, Conectividade e Ensino e uma ampla variabilidade de temas abordados, A segunda fase destacou tendências categoriais: uso de tecnologias nos processos de aprendizagem, tecnologia nos relacionamentos e tecnologias no comportamento. Foram incluídas oito pesquisas para a análise e apresentação dos conteúdos. A partir dos resultados levantados na presente revisão, concluiu-se que, apesar de mantido o processo de aprendizagem no período, pautados nas metodologias ativas de ensino e com o papel de centralidade do professor, houve impactos significativos no aprendizado e rendimento do aluno. Discutem-se tendências presentes nas metodologias ativas de ensino, da busca e proporcionalmente da maior autonomia e participação do discente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.