INTERNET, MÍDIAS SOCIAIS E O ENSINO ONLINE. UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES IMPACTOS SOBRE ADOLESCENTES EM PERÍODO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Wagner José Tedesco Universidade Católica de Santos
  • Daisy Inocência Margarida de Lemos Universidade Católica de Santos
  • Helio Alves Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2023.e1425

Resumo

O objetivo deste artigo foi  verificar e analisar o panorama das publicações recentes, especificamente no período entre março e novembro de 2020, a partir da vigência da pandemia, sobre o uso de tecnologias na educação e impacto no comportamento do adolescente. O método foi  Estudo de Revisão Bibliográfica com o objetivo de mapeamento e análise da produção literário-científica no período de março a novembro de 2020, composto de três fases: estudo do panorama, refinamento e análise de tendências e apresentação e discussão de conteúdo.Os resultados obtidos foram: a primeira fase identificou a frequência no uso dos descritores: Internet, Mídia Social, Ensino, Ensino Online na Pandemia, Ensino Híbrido na Pandemia, Conectividade e Ensino e uma ampla variabilidade de temas abordados, A segunda fase destacou tendências categoriais: uso de tecnologias nos processos de aprendizagem, tecnologia nos relacionamentos e tecnologias no comportamento. Foram incluídas oito pesquisas para a análise e apresentação dos conteúdos. A partir dos resultados levantados  na presente revisão, concluiu-se  que,  apesar de mantido o processo de aprendizagem no período, pautados nas metodologias ativas de ensino e com o papel de centralidade do professor, houve impactos significativos no aprendizado e rendimento do aluno. Discutem-se tendências presentes nas metodologias ativas de ensino, da busca e proporcionalmente da maior autonomia e participação do discente.

 

Biografia do Autor

Wagner José Tedesco, Universidade Católica de Santos

Mestrado em Psicologia, pela Universidade Católica de Santos. E s p e c i a l i s t a em Psicologia Organizacional pelo Instituto Metodista.

Daisy Inocência Margarida de Lemos, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora Titular da Universidade Católica de Santos.

Helio Alves, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Católica de Santos.

Downloads

Publicado

2023-09-01