INTERNET, MÍDIAS SOCIAIS E O ENSINO ONLINE. UMA ANÁLISE DOS DIFERENTES IMPACTOS SOBRE ADOLESCENTES EM PERÍODO DE PANDEMIA: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1425Resumo
O objetivo deste artigo foi verificar e analisar o panorama das publicações recentes, especificamente no período entre março e novembro de 2020, a partir da vigência da pandemia, sobre o uso de tecnologias na educação e impacto no comportamento do adolescente. O método foi Estudo de Revisão Bibliográfica com o objetivo de mapeamento e análise da produção literário-científica no período de março a novembro de 2020, composto de três fases: estudo do panorama, refinamento e análise de tendências e apresentação e discussão de conteúdo.Os resultados obtidos foram: a primeira fase identificou a frequência no uso dos descritores: Internet, Mídia Social, Ensino, Ensino Online na Pandemia, Ensino Híbrido na Pandemia, Conectividade e Ensino e uma ampla variabilidade de temas abordados, A segunda fase destacou tendências categoriais: uso de tecnologias nos processos de aprendizagem, tecnologia nos relacionamentos e tecnologias no comportamento. Foram incluídas oito pesquisas para a análise e apresentação dos conteúdos. A partir dos resultados levantados na presente revisão, concluiu-se que, apesar de mantido o processo de aprendizagem no período, pautados nas metodologias ativas de ensino e com o papel de centralidade do professor, houve impactos significativos no aprendizado e rendimento do aluno. Discutem-se tendências presentes nas metodologias ativas de ensino, da busca e proporcionalmente da maior autonomia e participação do discente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.